Tem se tornado cada vez mais comum a prática do devocional, um momento reservado para o estudo e a reflexão da Palavra de Deus, atividade que auxilia no cuidado com o lado espiritual e nos aproxima do Pai.
A questão é que como esta tem sido uma prática que tem ganhado muitos adeptos, diversos livros de devocionais estão disponíveis em livrarias e muitos católicos, por não ter o conhecimento da Lectio Divina, acabam seguindo as orientações e reflexões destes livros.Leia MaisVocê sabe quais as diferenças entre a prática devocional e a Lectio Divina?O que é a Lectio Divina?
Mas afinal, por que o cristão católico não faz devocional?
Na verdade, a Lectio Divina é um devocional, por ser uma forma de estudar e refletir a Bíblia de acordo com o Evangelho e as Leituras propostas pela Igreja diariamente e não de forma espontânea.
Então o católico faz devocional seguindo a Lectio Divina, que vai direcioná-lo com seu estudo e suas reflexões.
É importante compreender isso, mas principalmente colocar em prática a ideia de ter um momento com Deus, um espaço para o estudo da Palavra, pois quando cuidamos do nosso lado espiritual, também cuidamos da saúde mental.
No mês de setembro celebramos no Brasil o Mês da Bíblia, que nos inspira a ler e nos atentar mais sobre todos os ensinamentos que a Palavra de Deus nos dá; e também a campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção ao suicídio, diante desses dois temas, podemos nos inspirar a cuidar mais do nosso lado espiritual e mental.
O “devocional”, nos ajuda em diversos aspectos da nossa vida, quando nos aproximamos de Deus nos permitimos escutar tudo o que ele tem a nos dizer, seu chamado para nossa vida, além fortalecer nossa fé, diminuir o estresse, trabalhar nosso entendimento do tempo de espera e nossa disciplina pessoal.
O papel da população na luta contra a crise climática
José Roque Junges, professor, pesquisador e doutor em ética teológica, escreveu um livro chamado “Para entender - A questão ambiental”, onde ele aborda diversos aspectos importantes para entender a complexidade da questão ambiental.
Santuário Frei Galvão recebe relíquia de São Francisco
Templo dedicado ao primeiro Santo brasileiro recebe fragmento da roupa de São Francisco
Presidente da CNBB comenta as primeiras sessões do Sínodo
Dom Jaime Spengler compartilha suas reflexões sobre o Sínodo, destacando a missão da Igreja de levar a fé às novas gerações com renovação. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.