Sabemos que os Evangelhos narram um período de 40 dias no qual Jesus, em um determinado momento, sofreu tentações no deserto. Mas por que Ele, sendo Rei, Senhor e Filho de Deus, teve que passar por tentações? Leia MaisO que muda na Missa durante a Quaresma?Por que algumas igrejas cobrem as imagens na Quaresma?
Primeiramente vamos recordar que Nosso Senhor teria sofrido três tentações:
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) explica que Satanás tenta Jesus na busca de questionar a sua atitude filial para com Deus.
“[…] Jesus é o novo Adão, que ficou fiel onde o primeiro sucumbiu à tentação. Jesus cumpre à perfeição a vocação de Israel: contrariamente aos que provocai outrora a Deus durante quarenta anos no deserto, Cristo se revela como o Servo de Deus totalmente obediente à vontade divina.
Nisso Jesus é vencedor do Diabo: ele “amarrou o homem forte” para retomar lhe a presa. A vitória de Jesus sobre o tentador no deserto antecipa a vitória da Paixão, obediência suprema de seu amor filial ao Pai.” (CIC, item 539).
Além disso, Cristo venceu o tentador por cada um de nós “Porque não temos um Sumo Sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas; pois de modo semelhante ele passou pelas mesmas provações que nós, exceto a do pecado.” (Hb 4,15).
Santo Tomás de Aquino afirma em sua Suma Teológica que Cristo desejou ser tentado para nos ajudar a lidar contra as tentações.
“Por isso diz Gregório: Não era indigno do nosso Redentor querer ser tentado, ele que veio para ser imolado; para que assim vencesse as nossas tentações com as suas, assim como venceu com a sua a nossa morte”.
:: Acesse aqui todos os conteúdos sobre o Tempo da Quaresma
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.