Na Festa do Batismo do Senhor, que antecede o Tempo Comum na Igreja, a liturgia trata de Jesus batizado nas águas do Jordão por João Batista, seu primo. Porém, dúvidas sobre esse momento sublime continuam a existir. A resposta da Igreja é que Jesus não precisava do Batismo, mas escolheu recebê-lo por amor e exemplo aos demais.
Como recorda o Pe. Pablo Vinícius, C.Ss.R., ao tratar do sentido do sacramento, “o Batismo nos faz mergulhar na morte e ressurreição de Cristo a fim de nos configurarmos a Ele, assumindo a sua vida e missão”. Aqui está a compreensão: o Batismo tem participação no mistério pascal de Cristo.
A Igreja ensina que o Batismo “apaga o pecado original, faz o batizado nova criatura, filho adotivo de Deus e membro de Cristo” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1265). A água, matéria do sacramento, tem um simbolismo forte.
É por isso que o missionário redentorista recorda que “lava a mancha do pecado; dá uma vida nova, por isso, purifica; nos torna membros do povo de Deus, que é a Igreja, nos torna filhos de Deus e herdeiros do céu”.
São Paulo explica esse mistério em Carta aos Romanos: “Pelo Batismo fomos sepultados com Cristo na morte, para que, assim como Ele ressuscitou, também nós vivamos uma vida nova” (Rm 6,4).
add_box Batismo de adultos: o que a Igreja ensina e como funciona?
Se o Batismo é para perdoar pecados, por que Jesus, o Filho sem mancha, entrou no Jordão? Santo Agostinho responde que Cristo foi batizado “para proclamar com a sua humildade o que para nós era uma necessidade”.
Jesus se colocou na fila dos pecadores por solidariedade. Ao descer às águas, assumiu a condição humana até o fim. Também ali começa oficialmente sua missão pública. O Evangelho diz que, após o Batismo, o Espírito Santo desce sobre Ele e o Pai declara: “Este é o meu Filho amado” (Mt 3,17).
Nesse sentido, o Pe. Pablo Vinícius afirma: “Jesus quis ser batizado por João Batista para mostrar que a sua missão seria agora a continuação daquilo que João Batista já estava anunciando: vida e salvação para todos!”
Ao ser batizado, cada cristão participa desse mesmo movimento de morte para o pecado para uma vida nova em Deus, como São Paulo escreveu: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura” (2Cor 5,17).
add_box Tudo sobre Batismo: confira as perguntas mais frequentes
Fonte: Catecismo da Igreja Católica
Cantor coreano vive missão evangelizadora no Brasil
Conversão de um jovem ateu na Coreia do Sul deu origem à missão de Junho Chu, cantor católico que evangeliza pelo Brasil com música, fé mariana e testemunho.
Tempo Comum: a beleza da vida pública de Jesus
No Tempo Comum, a Igreja recorda a figura de Jesus no dia a dia e convida os fiéis a viverem a fé nas ações simples que transformam a rotina.
História de jovem que se cura do câncer inspira filme “Inexplicável”
Cura do câncer desafia a ciência e dá visibilidade ao filme brasileiro "Inexplicável", baseado na fé que tocou famílias no Brasil e no mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.