Dentro da rica liturgia de nossa Igreja no Tríduo Pascal, relembramos a noite em que Jesus Cristo passou da morte à vida e a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília Pascal no Sábado Santo foi sempre considerada a Mãe de todas as vigílias e o coração do Ano litúrgico.
A Vigília tem início fora da Igreja, com a bênção do “fogo novo” onde se prepara e se acende o Círio Pascal, que representa a luz de Cristo. Os fiéis são convidados a se reunirem em torno da fogueira e, ao entrar na Igreja, pouco a pouco, acender as velas no Círio Pascal. Após a bênção do fogo, os fiéis entram em procissão na Igreja, tendo à frente o Círio.
Depois que todos os fiéis se acomodaram em seus lugares, o diácono ou o sacerdote entra na Igreja com o Círio Pascal, proclamando três vezes: “Eis a luz de Cristo”.

A luz do Círio simboliza a alegria da fé que deve irradiar em nós. A fé Naquele que por nós deu a vida e que brilhou no meio da escuridão. Por isso, a celebração inicial da Vigília se realiza, há séculos, com as luzes da Igreja apagadas para lembrar exatamente isto: o “não” do ser humano e o “sim” de Deus.
O “não” do homem gera as trevas, a escuridão, ou seja, o afastamento de Deus. Mas Deus, que ama na sua infinita bondade, brilha mesmo diante dessa escuridão. E o cristão deve resplandecer esta luz na sua vida, nas suas atitudes, na sua fé e no seu amor para com Deus.
Neste vídeo, Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., esclarece a razão para acender o Círio Pascal durante a Vigília:
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.