Dentro da rica liturgia de nossa Igreja no Tríduo Pascal, relembramos a noite em que Jesus Cristo passou da morte à vida e a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília Pascal no Sábado Santo foi sempre considerada a Mãe de todas as vigílias e o coração do Ano litúrgico.
A Vigília tem início fora da Igreja, com a bênção do “fogo novo” onde se prepara e se acende o Círio Pascal, que representa a luz de Cristo. Os fiéis são convidados a se reunirem em torno da fogueira e, ao entrar na Igreja, pouco a pouco, acender as velas no Círio Pascal. Após a bênção do fogo, os fiéis entram em procissão na Igreja, tendo à frente o Círio.
Depois que todos os fiéis se acomodaram em seus lugares, o diácono ou o sacerdote entra na Igreja com o Círio Pascal, proclamando três vezes: “Eis a luz de Cristo”.

A luz do Círio simboliza a alegria da fé que deve irradiar em nós. A fé Naquele que por nós deu a vida e que brilhou no meio da escuridão. Por isso, a celebração inicial da Vigília se realiza, há séculos, com as luzes da Igreja apagadas para lembrar exatamente isto: o “não” do ser humano e o “sim” de Deus.
O “não” do homem gera as trevas, a escuridão, ou seja, o afastamento de Deus. Mas Deus, que ama na sua infinita bondade, brilha mesmo diante dessa escuridão. E o cristão deve resplandecer esta luz na sua vida, nas suas atitudes, na sua fé e no seu amor para com Deus.
Neste vídeo, Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., esclarece a razão para acender o Círio Pascal durante a Vigília:
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.