Para responder a esta questão, somos convidados a compreender um pouco mais sobre uma verdade de fé que foi proclamada no Concilio Vaticano I, o chamado dogma da “Infalibilidade Papal”. Claro que aqui não podemos esvaziar o mesmo com explicações extensas, mas vamos nos ater sobre o sentido espiritual e pastoral desta afirmação. Leia MaisPapa pede aos jovens da JMJ "para abrirem horizontes, para abrir o coração"
Devemos ter bem claro o seguinte:
A infalibilidade do Papa não deve ser compreendida como um prêmio ou mérito, e sim como Graça Divina, um dom sobrenatural, onde o Pontífice participa e se coloca a serviço de toda a Igreja.
Assim, conta com a assistência divina do Próprio Cristo, que o auxilia com sabedoria para conduzir a Sua Igreja.

Devemos lembrar também que, como pessoa humana, o próprio Papa admite ser frágil e pecador.
A infalibilidade papal é a respeito de quando ele fala como Pastor Supremo da Igreja e, em questão de fé e moral, ele não erra, pois é o próprio Cristo quem está falando por meio dele.
Podemos perceber que o sentido da infalibilidade do Papa está ligado à missão do Magistério da Igreja, ou seja, está ligado à missão de colocar a Igreja nos caminhos da verdade, da fé e da moral, a qual recebeu dos apóstolos nos primórdios, garantindo que a Igreja não se desvie de sua fé, professando-a de forma autêntica e sem erros.
Rezemos pelo nosso Papa Francisco, para que tenha perseverança e sabedoria na condução da Igreja, nos levando a uma fé autêntica que e no seguimento a Cristo o nosso Redentor. E que possamos, com mansidão, escutar os direcionamentos que o Santo Padre nos aponta, tendo a certeza de que ele nos direciona sempre para o bom caminho.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.