Natal 2025 - Viva este momento com fé e criatividade!

Explorar Conteúdos
Dúvidas Religiosas

Por que São Geraldo Majella é considerado o padroeiro das mães?

Entenda por que o santo redentorista roga pelas mães, gestantes e pelos partos felizes

Escrito por Beatriz Nery

13 OUT 2025 - 10H14 (Atualizada em 13 OUT 2025 - 15H02)

sidneydealmeida/Adobe Stock

Nesta semana, a Igreja celebra a memória de São Geraldo Majella, o santo redentorista conhecido como protetor das mães, das gestantes e dos partos felizes. Em 2025, a Congregação do Santíssimo Redentor vive o Ano Jubilar Geraldino, que marca os 300 anos de seu nascimento, ocasião especial para renovar a devoção e recordar sua vida entregue à vontade de Deus.

Quem foi São Geraldo Majella?

São Geraldo nasceu em 1726, em Muro Lucano, no sul da Itália. Ainda jovem, perdeu o pai e passou a sustentar a família como alfaiate. Desde cedo, demonstrava profunda fé, generosidade e amor aos pobres. Aos 23 anos, ingressou na Congregação do Santíssimo Redentor, fundada por Santo Afonso Maria de Ligório.

Viveu com humildade, realizando tarefas simples como jardineiro, sacristão e cozinheiro, sempre repetindo: “Aqui se faz a vontade de Deus!”. Faleceu aos 29 anos, em 1755, tendo como legado um testemunho de pureza, obediência e confiança total no Senhor. Foi canonizado em 1904 pelo Papa Pio X.

Por que São Geraldo é o padroeiro das mães e gestantes?

Conta-se que, um dia, São Geraldo deixou cair um lenço e disse a uma jovem que o encontrou: “Guarda esse lenço contigo. Um dia vai precisar dele...”. Anos mais tarde, durante um parto difícil, essa mulher colocou o lenço sobre o ventre, rezou com fé e o perigo cessou quase de imediato. Ela deu à luz uma criança saudável.

Esse milagre se espalhou rapidamente e, desde então, São Geraldo passou a ser invocado como intercessor das gestantes e das mães em trabalho de parto. Sua fama se estendeu por toda a Itália e depois pelo mundo, chegando também ao Brasil, onde é amado por famílias que pedem sua proteção.

Pe. Pablo Vinícius, C.Ss.R., nos ensina a compreender mais as atribuições de São Geraldo:

O exemplo de São Geraldo hoje

A vida de São Geraldo é um exemplo de uma confiança total em Deus. Mesmo diante das calúnias e sofrimentos que enfrentou, manteve-se fiel à oração e à caridade. Ele costumava dizer que seu único desejo era amar muito a Deus e fazer tudo por amor de Deus”.

Inspirados por ele, somos chamados a viver com simplicidade, ajudar os que sofrem e entregar nossos medos nas mãos do Senhor. Que São Geraldo Magela, do Céu, interceda por todas as mães, gestantes e famílias que esperam o dom da vida.

:: Você encontra orações para as mães e gestantes em a12.com/saogeraldo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...