O Advento marca o início do Ano Litúrgico e é um dos períodos mais simbólicos da vida cristã. Para o Pe. Pablo Vinícius, C.Ss.R., este “é um tempo forte de preparação para o Natal”. A Igreja ensina que essa preparação envolve o coração inteiro e direciona o fiel a acolher Cristo que vem.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica (CIC 524), a liturgia do Advento “faz-nos reviver a longa espera do Salvador”. Inspirado por essa visão, o missionário redentorista afirma que nos preparamos “com um coração orante e agradecido, com fé, esperança e caridade, clamando: ‘Maranatá! Vem, Senhor Jesus!’”.
A espiritualidade do Advento recorda três movimentos da presença de Deus. O primeiro é a Encarnação, que ocorreu em Belém. O segundo é a vinda gloriosa no fim dos tempos. O terceiro é a presença cotidiana de Cristo, destacada pelo Pe. Pablo Vinícius ao dizer que Deus “vem todos os dias: na Palavra, nos sacramentos e na pessoa do irmão que sofre”.
Essa compreensão está em plena sintonia com a Lumen Gentium (n. 48), que aponta a vida cristã como uma espera ativa pela manifestação plena de Cristo.
arrow_forward O Advento e seu significado na Igreja CatólicaO Advento acende “um estado de continuada vigilância, porque o nosso Deus é ‘um Deus que vem’”, reforça o missionário redentorista. A Igreja endossa essa atitude na Sacrosanctum Concilium (n. 102), que fala da liturgia como participação no mistério de Cristo que age na história.
A vigilância, porém, não é medo. É amor que se prepara. Por isso, o Advento convoca à conversão, à reconciliação e ao reencontro com Deus e com o próximo.
arrow_forward Por que existe o Tempo do Advento?Família e oração no centro
O Pe. Pablo Vinícius lembra que esse período deve ser vivido com “oração, conversão, unidade e festa em família”. Entre as práticas mais fortes está a Novena de Natal. A Igreja valoriza essa expressão comunitária como caminho de encontro e fé.
O sacerdote recorda que “são muitas as práticas, encontros, celebrações que fazem do Advento um tempo abençoado e rico, tempo de clamar pelo Senhor que vem e não nos abandona, porque nos ama eternamente”.
arrow_forward Por que o Advento é diferente da Quaresma?
Papa convida à oração pelas crianças com doenças incuráveis
Em mais um “Reze com o Papa”, os fiéis rezarão com a intenção pelos pequenos que sofrem adoentados por doenças que não têm cura.
Oração para tempos de frieza na Fé
Quando a fé esfria, precisamos recorrer mais constantemente à oração no nosso cotidiano. Quando rezamos, reacendemos a chama do coração pelo Espírito Santo.
O ano dos quatro papas
O ano de 1276 foi aquele em que a Igreja foi governada por quatro papas, existindo alguns historiadores que chegam a afirmar, sem comprovação, a existência de um quinto papa nesse mesmo ano. Entenda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.