A catequese é de extrema importância para a vida da Igreja, pois, por meio dela, muitos são inseridos e educados na fé. É também a partir da catequese que surgem os novos discípulos, anunciadores do Evangelho. Leia MaisPapa Francisco destaca urgência em promover inclusão e combater a cultura do descarteCNBB e Pastoral dos Surdos firmam parceria para promover inclusãoO desafio da inclusão de pessoas com deficiência nas atividades pastorais
Por isso, cada vez mais catequistas e pessoas envolvidas na catequese precisam se adaptar para acolher diversos contextos sociais, realidades e necessidades individuais, ou seja, uma catequese inclusiva e eficiente.
Padre Lício de Araújo Vale, da Diocese de São Miguel Paulista, em seu artigo “A escuta Sinodal e a Catequese Inclusiva”, descreveu 7 práticas de inclusão na catequese em tempos de sinodalidade.
Confira!
1. Acolhimento: Garantir que todos se sintam bem-vindos e respeitados no ambiente catequético, independentemente de sua origem, situação pessoal, cultura ou capacidades.
2. Adaptação dos programas: Personalizar os conteúdos de catequese para atender às necessidades e realidades específicas dos participantes, levando em consideração suas particularidades.
3. Diálogo e escuta ativa: Encorajar a partilha de experiências, ideias e preocupações, promovendo um ambiente aberto ao diálogo e à escuta mútua.

4. Formação catequética inclusiva: Oferecer formação aos catequistas para lidar com a diversidade e para desenvolver metodologias que possibilitem uma catequese mais inclusiva e eficaz.
5. Celebração da diversidade: Valorizar e integrar as diferentes expressões culturais, espirituais e sociais presentes na comunidade, promovendo uma experiência de fé rica e diversificada.
6. Inclusão de pessoas com deficiência: Garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso à catequese, adaptando materiais, espaços e metodologias para atender às suas necessidades específicas.
7. A Participação ativa: Incentivar a participação ativa de todos os envolvidos na catequese, promovendo uma vivência comunitária e colaborativa do aprendizado da fé.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.