A catequese é de extrema importância para a vida da Igreja, pois, por meio dela, muitos são inseridos e educados na fé. É também a partir da catequese que surgem os novos discípulos, anunciadores do Evangelho. Leia MaisPapa Francisco destaca urgência em promover inclusão e combater a cultura do descarteCNBB e Pastoral dos Surdos firmam parceria para promover inclusãoO desafio da inclusão de pessoas com deficiência nas atividades pastorais
Por isso, cada vez mais catequistas e pessoas envolvidas na catequese precisam se adaptar para acolher diversos contextos sociais, realidades e necessidades individuais, ou seja, uma catequese inclusiva e eficiente.
Padre Lício de Araújo Vale, da Diocese de São Miguel Paulista, em seu artigo “A escuta Sinodal e a Catequese Inclusiva”, descreveu 7 práticas de inclusão na catequese em tempos de sinodalidade.
Confira!
1. Acolhimento: Garantir que todos se sintam bem-vindos e respeitados no ambiente catequético, independentemente de sua origem, situação pessoal, cultura ou capacidades.
2. Adaptação dos programas: Personalizar os conteúdos de catequese para atender às necessidades e realidades específicas dos participantes, levando em consideração suas particularidades.
3. Diálogo e escuta ativa: Encorajar a partilha de experiências, ideias e preocupações, promovendo um ambiente aberto ao diálogo e à escuta mútua.

4. Formação catequética inclusiva: Oferecer formação aos catequistas para lidar com a diversidade e para desenvolver metodologias que possibilitem uma catequese mais inclusiva e eficaz.
5. Celebração da diversidade: Valorizar e integrar as diferentes expressões culturais, espirituais e sociais presentes na comunidade, promovendo uma experiência de fé rica e diversificada.
6. Inclusão de pessoas com deficiência: Garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso à catequese, adaptando materiais, espaços e metodologias para atender às suas necessidades específicas.
7. A Participação ativa: Incentivar a participação ativa de todos os envolvidos na catequese, promovendo uma vivência comunitária e colaborativa do aprendizado da fé.
Fonte: Vatican News
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.