Dúvidas Religiosas

Qual São João nós celebramos hoje? Batista ou Evangelista?

Nós esclarecemos esta dúvida e também mostramos para você a história desses dois grandes personagens do Evangelho

Escrito por Alberto Andrade

23 JUN 2023 - 15H23 (Atualizada em 26 DEZ 2023 - 13H38)

Wikipedia

Dentro das grandes festas da Igreja realizadas principalmente em nosso país, está a tradição de celebrar São João. 

Mas muitos podem confundir qual Santo é relembrado em 24 de junho e qual no dia 27 de dezembro: o Apóstolo de Cristo ou aquele que batizou Nosso Senhor?

Leia MaisConheça os símbolos de cada Evangelista e o que eles significamAo responder a esta dúvida, já vamos deixar bem claro que a Natividade de São João Batista é uma Solenidade muito particular em nossa Igreja. 

Junto à Virgem Maria e Nosso Senhor Jesus Cristo, são os únicos casos onde nós católicos celebramos o nascimento, pois em todos os outros santos, liturgicamente os recordamos na data de sua morte.

A relação de João Batista com os costumes das festas juninas vem da cultura europeia. No Brasil, a prática do acendimento da fogueira na noite de 23 para 24 de junho foi trazida pelos jesuítas. Em sua missão, ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo.

Já São João Evangelista, celebrado na Igreja em 27 de dezembro, era conhecido como “O Discípulo Amado”. Junto à Cruz, recebeu do Redentor Nossa Senhora como Mãe, e com ela – como Fonte da Sabedoria – a segurança que lhe mereceu dos padres da Igreja o título de “O Teólogo” por excelência. Pela proximidade e amor por Jesus, escreveu o quarto Evangelho, o Livro do Apocalipse e Três Cartas.

Ensinava aos cristãos para amarem ao Senhor Jesus e uns aos outros, cumprindo os mandamentos de Cristo. A Igreja chama São João de “Apóstolo do Amor”, porque ele dizia constantemente que o homem não pode se aproximar de Deus sem amor.

Wikipedia
Wikipedia



Confira algumas diferenças entre os Santos

João Batista era primo de Jesus, filho de Isabel e Zacarias, aqueles que foram prontamente visitados por Maria. João Evangelista, era judeu da Galileia, filho do Zebedeu e irmão de São Tiago Maior, com quem era pescador. Jesus chamava Tiago e João de “filhos do Trovão” (Mc 3,17) pois o trovão é um terrível mensageiro em seu poder purificador do fogo celeste.

Como precursor de Jesus (que O anunciou como Cordeiro de Deus), João Batista morava no deserto e batizava com água. João Evangelista acompanhava São Pedro na preparação da última ceia, onde reclinou sua cabeça sobre o peito de Jesus, sendo batizado em Pentecostes, com todos reunidos, pelo Santo Espírito.

São João Evangelista morreu pacificamente, em Éfeso, por volta do ano cem da era cristã aos 94 anos, após sofrer muitas perseguições por levar a Palavra de Deus. Já João Batista foi assassinado por reprovar publicamente o comportamento pecaminoso de Herodes e da cunhada Herodíades. (Mc 6,17

A Igreja celebra o martírio de João no dia 29 de agosto. “Celebrar o martírio de São João Batista recorda-nos, também a nós cristãos deste nosso tempo, que não se pode comprometer o amor a Cristo, à sua Palavra e à Verdade. A Verdade é a Verdade, não há comprometimentos, disse o Papa Bento XVI

O Evangelista esteve aos pés da cruz com Nossa Senhora, a quem levou para sua casa como Mãe para honrá-la, servi-la e cuidá-la. O encontro de João Batista com a Virgem Maria aconteceu quando ainda estava no ventre de sua mãe Isabel, que teve o ventre estremecido com a saudação da Mãe de Deus. (Lc 1,39)

.:: Papas e Santos falam sobre São João Batista

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Dúvidas Religiosas

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...