Em uma audiência geral de 29 de agosto de 2012, o Papa Bento XVI destacou que João Batista é o único Santo na Igreja Católica – além do próprio Jesus Cristo e da Virgem Maria – do qual se celebra tanto o nascimento como a morte, ocorrida através do martírio.
Nesse caso, a Igreja celebra o nascimento de São João Batista em 24 de junho.
João nasceu numa cidade do reino de Judá, perto de Hebron, nas montanhas, ao sul de Jerusalém, e era descendente do santo patriarca Abraão, iniciador da história do povo de Israel.
Seu pai foi o sacerdote São Zacarias (da geração de Aarão) e sua Mãe foi Santa Isabel (da geração de Davi), prima da Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O evangelista Lucas ressalta as circunstâncias sobrenaturais que se passaram antes do nascimento de João Batista.
Isabel, estéril e já idosa, viu ser possível realizar seu justo desejo de ter um descendente quando o arcanjo São Gabriel anunciou a Zacarias, seu esposo, que ela daria à luz a um filho. O menino deveria chamar-se João e seria o antecessor do Salvador

Alguns meses após ficar grávida, Isabel recebeu a visita de Nossa Senhora:
“Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.”
Lucas 1 40,41
Cristo considerou a grandeza daquele que proclamou a sua vinda com o máximo elogio. São João Batista se destaca dentre os outros Santos pela sua inocência, pela sua coragem, pela sua lealdade e pela sua humildade.
Santos da nossa Igreja e Papas já citaram a importância histórica e espiritual de São João Batista, confira algumas frases:
“Celebrar o martírio de São João Batista recorda-nos, também a nós cristãos deste nosso tempo, que não se pode comprometer o amor a Cristo, à sua Palavra e à Verdade. A Verdade é a Verdade, não há comprometimentos.” (Papa Bento XVI)
Papa Francisco
“João Batista optou, com humildade, pelo mesmo caminho que seguirá mais tarde o próprio Jesus”. (Papa Francisco)
“A humildade de João constitui o seu maior mérito; ele poderia enganar os homens, passar por Cristo, ser visto como Cristo, tão grandes eram a sua graça e a sua virtude, e contudo declara abertamente: «Eu não sou Cristo. – És Elias? […] – Não sou Elias» (Jo 1,20-21)”. (Santo Agostinho)
“João é um precursor e a sua voz é precursora da Palavra de Deus, voz que encoraja e predispõe à salvação, voz que nos exorta a procurar a herança do céu”. (São Clemente de Alexandria)
Você já conhecia a história da Natividade de São João Batista?
Aprofunde mais com este vídeo do Padre Lucas Emanuel, C.Ss.R.:
🙏🏽 Para rezar:
Oração a São João Batista Ó Glorioso São João Batista, príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor, pelos estupendos dons da graça de que fostes maravilhosamente enriquecido desde o ceio materno, e por vossas admiráveis virtudes, alcançai-me de Jesus, ardentemente vos suplico, que me dê a graça de o amar e servir com extremado afeto e dedicação até a morte. Alcançai-me também, meu excelso protetor, singular devoção à Virgem Maria Santíssima, que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe Santa Isabel, para ser cheio dos dons do Espírito Santo. Se me conseguires estas duas graças, como muito espero de vossa grande bondade e poderoso valimento, estou certa de que, amando até a morte a Jesus e a Maria, salvarei minha alma e no céu convosco e com todos os Anjos e Santos amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre gozos e delícias eternas. Amém. |
Leia ➕ Você já ouviu falar que a noite de São João é a mais longa do ano?
Fonte: Gaudium Press
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.