A pergunta sobre o momento certo de montar o presépio é comum entre as famílias católicas. A tradição indica que ele deve ser preparado no primeiro domingo do Advento, período que marca a espera pelo nascimento de Jesus. A desmontagem costuma acontecer após a Festa da Epifania do Senhor, que encerra o Tempo do Natal.
No vídeo a seguir, Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., esclarece esta dúvida sobre a montagem da representação do nascimento de Cristo, confira!
“Eu sublinhei uma palavra: a maravilha. Isso é importante. Se nós cristãos olharmos o presépio como uma coisa bonita, como uma coisa histórica e também religiosa e rezarmos, isso não é suficiente. Diante do mistério da encarnação do Verbo, diante do nascimento de Jesus é necessária a atitude religiosa da maravilha. Se eu diante dos mistérios não chego a esta maravilha, a minha fé é simplesmente superficial. Uma fé de informática. Não se esqueçam disso”.
Esta frase do Papa Francisco, em dezembro de 2023, em Audiência Geral, retratando o significado e valor do presépio.
A representação que conhecemos nos dias de hoje foi iniciada por São Francisco de Assis (1182-1226). Em 1223, na cidade de Greccio, na Itália, ele organizou na noite de Natal uma encenação sobre o nascimento de Cristo, que foi pouco a pouco sendo espalhada em todo o mundo pelos frades.
Montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas, pois se trata celebração do mistério de Deus que se fez carne e nasceu como Jesus para redimir a humanidade.
Existem algumas razões da importância do presépio:

A montagem do presépio é uma grande prática de oração e contemplação, proporcionando um momento para que possamos nos conectar espiritualmente com o nascimento de Jesus, a partir das figuras ali presentes, como a Virgem Maria, São José, os pastores, os reis magos, anjos e animais. Cada elemento tem um significado simbólico, destacando a mensagem central do Natal.
.:: Como montar uma coroa do advento?
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Por que um Papa viaja?
Diante da 1ª viagem apostólica do Papa Leão XIV, entenda por que é importante que o Santo Padre faça viagens e encontros com líderes mundiais e fiéis de todo mundo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.