Em um mundo de aparências e superficialidades, a virtude da prudência surge como um elemento fundamental para encontrar-nos aquilo que é essencial em nossas vidas. Vivemos tudo de forma tão rápida, que muitas vezes nos acostumamos a tomar decisões sem passá-las pelo filtro da prudência.
Sem esta virtude vamos como um barco à deriva, sem direção, sendo levados somente pelos ventos de nossas emoções e ilusões. Por isso, a vivência da prudência nos ajuda a ser mais assertivos em busca do caminho que leva ao bem, ao encontro com quem somos e com Deus.
Assim nos ensinou o Santo Padre na sua catequese do dia 20 de março deste ano:
“Santo Tomás chamava-lhe “reta ratio agibilium”. Trata-se da capacidade de governar as ações a fim de as orientar para o bem (…) quem é prudente não escolhe por acaso: em primeiro lugar, sabe o que quer, depois reflete sobre as situações, deixa-se aconselhar e, com visão ampla e liberdade interior, escolhe o caminho a seguir. Não quer dizer que não possa cometer erros — afinal, somos sempre humanos — mas pelo menos evitará grandes disparates.”
Analisando mais profundamente as palavras do Papa, podemos destacar um pequeno percurso para crescer nesta virtude.
1. Reflita — Para crescer na prudência, é necessário crescer também na capacidade de refletir e avaliar as situações que vivemos segundo os critérios de Deus. À medida que vamos fazendo assim, seremos capazes de nos conhecer melhor e ter mais claro qual é o seguinte passo a tomar.
2. Deixe-se aconselhar — A prudência nos leva a sair de nós mesmos e, em uma atitude de escuta e humildade, buscar o conselho de pessoas experientes que nos guiem e ajudem.
3. Tome a decisão — Uma vez feita a reflexão e o aconselhamento, temos que tomar a decisão. Quando seguimos estes passos, a decisão será mais assertiva e, embora ainda possamos errar, pelo menos evitaremos grandes disparates como nos diz o Papa.
Como vemos, ser prudente é algo essencial no caminho da vida e da fé. O Papa nos lembra da presença desta virtude em algumas passagens das Sagradas Escrituras:
“São tantas as passagens do Evangelho que nos ajudam a educar a prudência. Por exemplo, é prudente quem constrói a casa sobre a rocha e imprudente quem a constrói sobre a areia (cf. Mt 7, 24–27). São sábias as donzelas que levam consigo azeite para as suas lâmpadas e insensatas aquelas que não o fazem (cf. Mt 25, 1-13). A vida cristã é uma combinação de simplicidade e astúcia”.
Que possamos aprofundar-nos cada vez mais na vivência desta virtude para assim caminhar pelos caminhos de Deus com sabedoria, astúcia e simplicidade.
5ª temporada de The Chosen estreia em plataformas digitais
Criador e parte do elenco de The Chosen participaram de evento no Vaticano como divulgação da 5ª temporada.
Papa recebe em mãos cartas com pedido de detentos brasileiros
Para Leão XIV recebeu cartas de detentos brasileiros que expressam a esperança que ele dê continuidade ao legado do papa Francisco.
Papa presta condolências às vítimas de enchentes nos EUA
O Papa Leão XIV prestou condolências à famílias das vítimas que assolam o estado do Texas, nos EUA.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.