Você sabe o significado do seu nome? No dia em que celebramos a Festa Litúrgica do Santo Nome de Maria, o portal A12 te convida a uma reflexão sobre a importância da escolha do nome dos filhos no contexto cristão.
Para os judeus, essa escolha era fundamental por estar ligada à essência da pessoa. Em algumas histórias bíblicas, vemos até mesmo a intervenção de Deus, como no caso de João Batista e de Jesus.
Na passagem que relata o sonho de José, o Senhor dirigiu a ele estas palavras sobre Maria: "Ela terá um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados” (Mt 1,21)
Isabel, que era estéril, e seu esposo tiveram suas orações por um filho atendidas. Apareceu a Zacarias um anjo que lhe disse: “Não tenhas medo, Zacarias.. Isabel, tua esposa, vai te dar um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc 1,13)
Não há nenhum registro de que isso tenha acontecido também com Maria, mas o seu nome é celebrado pelo Rito Romano da Igreja, desde o século XVI em datas distintas. Atualmente, a memória facultativa acontece no dia 12 de setembro.
Contudo, sabemos que o nome Maria tem origem hebraica, vem de Myriam, e dentre seus significados está “pura”, “cheia de graça”, “a escolhida”, justamente pela importância religiosa que adquiriu com a Mãe de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) é claro ao afirmar que “Deus chama a cada um pelo seu nome” e que “O nome de todo o homem é sagrado”. Por isso, ao escolher o nome de uma criança, os pais e padrinhos precisam ter claro que ele estará diretamente ligado à imagem dela.
Nomes que sejam adversos à fé cristã não são, portanto, aconselhados pelo Catecismo.
“O nome recebido é um nome de eternidade. No Reino, o carácter misterioso e único de cada pessoa marcada com o nome de Deus resplandecerá em plena luz.” (CIC, 2159)
Leia + Por que o Santo Nome de Maria é celebrado em 12 de setembro?
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.