Você sabe o significado do seu nome? No dia em que celebramos a Festa Litúrgica do Santo Nome de Maria, o portal A12 te convida a uma reflexão sobre a importância da escolha do nome dos filhos no contexto cristão.
Para os judeus, essa escolha era fundamental por estar ligada à essência da pessoa. Em algumas histórias bíblicas, vemos até mesmo a intervenção de Deus, como no caso de João Batista e de Jesus.
Na passagem que relata o sonho de José, o Senhor dirigiu a ele estas palavras sobre Maria: "Ela terá um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados” (Mt 1,21)
Isabel, que era estéril, e seu esposo tiveram suas orações por um filho atendidas. Apareceu a Zacarias um anjo que lhe disse: “Não tenhas medo, Zacarias.. Isabel, tua esposa, vai te dar um filho, a quem darás o nome de João.” (Lc 1,13)
Não há nenhum registro de que isso tenha acontecido também com Maria, mas o seu nome é celebrado pelo Rito Romano da Igreja, desde o século XVI em datas distintas. Atualmente, a memória facultativa acontece no dia 12 de setembro.
Contudo, sabemos que o nome Maria tem origem hebraica, vem de Myriam, e dentre seus significados está “pura”, “cheia de graça”, “a escolhida”, justamente pela importância religiosa que adquiriu com a Mãe de Deus.
O Catecismo da Igreja Católica (CIC) é claro ao afirmar que “Deus chama a cada um pelo seu nome” e que “O nome de todo o homem é sagrado”. Por isso, ao escolher o nome de uma criança, os pais e padrinhos precisam ter claro que ele estará diretamente ligado à imagem dela.
Nomes que sejam adversos à fé cristã não são, portanto, aconselhados pelo Catecismo.
“O nome recebido é um nome de eternidade. No Reino, o carácter misterioso e único de cada pessoa marcada com o nome de Deus resplandecerá em plena luz.” (CIC, 2159)
Leia + Por que o Santo Nome de Maria é celebrado em 12 de setembro?
No Angelus, Papa afirma: “Nada é impossível para Deus”
No Angelus, Papa Leão XIV recorda que nada é impossível para Deus e chama os fiéis, neste tempo do Advento, a confiarem e serem como pequenas luzes no mundo.
O compromisso da Santa Sé com a proteção de crianças
Santa Sé intensifica esforços na ONU para solucionar o caso das crianças ucranianas deportadas em meio à guerra da Ucrânia, com Papa Leão XIV liderando a ação.
Ciclone atinge a Ásia e comunidade católica acolhe vítimas
Ciclones atingem Sri Lanka, Tailândia e Indonésia, deixam centenas de mortos e mobilizam a Igreja, que acolhe desabrigados e oferece apoio material e espiritual.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.