Quando tratamos da prática do amor a Jesus Cristo, escrita por Santo Afonso Maria de Ligório, devemos perceber que tal obra liga-se à sua Theologia Moralis (Teologia Moral). Mas podem surgir questionamentos, como, por exemplo, sobre por que uma obra de espiritualidade teria vínculo com as obras morais deste Santo Doutor?
Para Santo Afonso, a vida moral parte de um ponto fundamental: o amor a Jesus Cristo. Ou seja, a partir do momento que a pessoa ama a Jesus Cristo e faz obras de amor a Ele, logo a sua prática moral condiz com tal amor.
Leia MaisITESP lança curso de Teologia Moral e Ética CristãAo debruçarmo-nos sobre tais obras alfonsianas, perceberemos elos que nos ajudam a perceber tal sintonia entre elas.
O Santo Doutor, ao tratar sobre a tibieza, que é a imparcialidade em questões cruciais, coloca-a como algo não-cristão, pois aquele que segue a Cristo, deve sempre estar do lado daqueles menos favorecidos, dos esquecidos, ao ponto de amar a Jesus Cristo nestas pessoas. Pela moral, quando amamos o outro, estamos buscando formas de ajudá-lo.
A moral cristã parte primeiramente do Evangelho e de como o colocamos em prática em nossa vida. A teologia moral alfonsiana não cria algo exorbitantemente novo, mas traduz, de forma mais clara, tudo aquilo que pede a Igreja a partir do Evangelho. Sendo assim, ela parte do mandamento maior que Jesus deixou no Evangelho: “Amai-vos uns aos outros” (Cf. João 13,34). Este amor ao outro é tanto um chamado moral quanto um chamado à santidade, ao qual todos devemos corresponder.
O Evangelho é a lei maior da Igreja, tanto canônica quanto moral; tudo parte dele. Santo Afonso buscou ajudar os cabreiros de seu tempo. Também a Igreja, com a sua Teologia Moral, mostrando que o caminho do amor a Jesus Cristo não é somente uma via espiritual, mas tem que partir de uma via prática. Ou seja, nas ações cotidianas, com o outro, é que conseguimos amar Aquele que é o Amor em si. A Teologia Moral, então, é uma via práxis do amor a Jesus Cristo.
Logo, a vida moral é, em si, a vida prática do cristão, que cotidianamente coloca o Evangelho em prática, mostrando ao mundo, por meio de ações e palavras, que o amor a Jesus é, também, o amor aos irmãos e às irmãs.
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.