Inspirado em São Francisco de Assis, Papa Francisco escreveu a Carta Encíclica Fratelli Tutti, que fala sobre a Amizade Social, que é um convite a reconhecer o amor, um convite para entendermos que somos todos irmãos. E, inspirada na Fratelli Tutti, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), escolheu o tema para a Campanha da Fraternidade deste ano.
“Fraternidade e Amizade Social”, as duas palavras parecem até duas ações completamente diferentes, mas a verdade é que uma completa a outra. Não tem como praticar a “amizade social” sem ser fraterno.
Mas afinal de contas, o que significa a amizade social?
Leia MaisBispos do Brasil falam sobre amizade socialPe. Ferdinando nos ajuda a refletir a “Fraternidade e amizade social”O santo padre escreveu na Fratelli Tutti que São Francisco propôs a seus irmãos “uma forma de vida com sabor do Evangelho”, e esta parece ser a melhor forma de explicar sobre amizade social.
A Palavra de Deus nos ensina a humildade, a paciência, o diálogo, a fraternidade, caridade, a entendermos que não estamos sozinhos, que não devemos julgar, entre tantas outras atividades que podemos colocar em prática no dia a dia.
Lendo esses ensinamentos parece ser fácil exercer todas essas atividades. Por outro lado, na prática, pode não ser tão simples assim.
Quantas vezes, na pressa, você fechou os olhos para o irmão que encontrou na rua pedindo um alimento? Quantas vezes você julgou alguém por uma atitude, sem ao menos saber qual era a sua realidade?
Quantas vezes achou que merecia algo, mais do que o outro? Ou perdeu a paciência disparando palavras que podem ter ofendido seu irmão? Quantas vezes você evitou uma conversa e não resolveu o problema?
Falar sobre fraternidade e amizade social é fácil, o difícil é vivenciar todos os dias independente das situações que se passam em sua vida. Vivemos em sociedade, é necessário que saibamos conviver uns com os outros.
Se existem opiniões diferentes, devemos buscar o diálogo para resolver. Se vejo um irmão passando alguma necessidade, devo ajudá-lo. São atitudes simples que somos ensinados com o exemplo de Cristo.
“Este é meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei”. (João 15, 12)
É preciso refletir sobre tais atitudes, buscar ser cada dia mais parecido com Jesus, seguir o exemplo das comunidades antigas que viviam como verdadeiros irmãos, em verdadeira comunhão e espiritualidade, se ajudando.
A verdade é que se colocássemos em prática a proposta de São Francisco de Assis, não veríamos guerra, desigualdade social, preconceitos, e tantos outros problemas que poderiam ser solucionados com diálogo, amor e fraternidade.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.