No último dia 15 de dezembro faleceu, aos 90 anos, a irmã Maria da Glória Bordeghini, referência nacional na comunicação eclesial. O comunicado oficial da nota de falecimento foi feito pela Pia Sociedade Filhas de São Paulo, a Congregação das Irmãs Paulinas.
Com uma trajetória marcada por mais de 50 anos dedicados à comunicação, foi uma das pioneiras na estruturação da comunicação social da Igreja no Brasil.
Dotada de profundo carisma religioso, atuou entre 1979 e 1985 como assessora do setor de comunicação social na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde ganhou destaque, sendo a primeira mulher a exercer esta função e uma das principais responsáveis pela consolidação da Pastoral da Comunicação (Pascom) no Brasil.
“As sementes que a Irmã Glória lançou no rádio, na catequese e na formação continuam a florescer na missão de cada um de nossos comunicadores. Que o Senhor da Vida, o Comunicador por excelência, a acolha em Sua glória, como serva boa e fiel que soube comunicar o Verbo com a própria vida”, afirmou a CNBB em nota publicada no site.
Uma vida dedicada à comunicação da fé
Sua trajetória na área começou ainda em 1958, quando iniciou sua missão na Rádio Cambiju, em Curitiba (PR). Foi a primeira produtora e cofundadora da gravadora Paulinas-COMEP, onde trabalhou na produção de discos catequéticos católicos e na produção de vídeos.
Designada em 1978 para assumir a assessoria do setor de Comunicação Social, a pedido do então secretário-geral dom Luciano Mendes de Almeida, ajudou a consolidar uma compreensão da comunicação mais integrada à missão evangelizadora.
Ao lado de dom Eduardo Koaik, então bispo de Piracicaba e presidente do setor, convocou profissionais e pesquisadores da área para colaborar na reflexão e no estudo da comunicação na Igreja.
Esse trabalho deu origem à Equipe de Reflexão em Comunicação da CNBB, espaço fundamental para o amadurecimento teórico e pastoral da comunicação eclesial.
+ Comunicação e fé: como a Igreja evangeliza pelos meios digitais
Fonte: CNBB
15 dias de oração com São João da Cruz e a via contemplativa
Na dica de leitura, conheça a espiritualidade de São João da Cruz e descubra como a oração contemplativa pode ser vivida por todos, no silêncio e no cotidiano.
Papa divulga a mensagem para o Dia Mundial da Paz 2026
Papa Leão XIV divulga mensagem para o 59º Dia Mundial da Paz, o texto é um convite à busca por uma paz “desarmada e desarmante” em meio aos conflitos atuais.
Papa: Riqueza não dá sentido à vida; o tesouro é o coração
O Papa Leão XIV destacou que a verdadeira segurança não está em bens materiais, mas em um coração que repousa em Deus e se abre ao próximo através da caridade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.