🌿Adentramos a Semana Maior da nossa fé com “hosanas” e “aclamações” a Jesus, recordando sua entrada triunfal em Jerusalém. A procissão, que faz memória deste momento, é o ponto de partida para tudo o que viveremos nos próximos dias.
Este acontecimento, que narra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, está presente em todos os quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), sendo que apenas João menciona especificamente os ramos de oliveira.
A Igreja proclama neste domingo solene, o relato da Paixão do Senhor. Segundo o diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R., narra-se a Paixão de Cristo na leitura do evangelho, pois a Igreja entende que nem todos participarão da ação litúrgica da Sexta-feira Santa.
Somos convidados à reflexão sobre a fidelidade verdadeira ao Cristo sofredor, e não apenas ao Cristo glorificado. A liturgia veste o vermelho, cor do sangue derramado, e levamos para casa o ramo abençoado como sinal do nosso compromisso com Jesus, que deve permanecer mesmo nas dificuldades.
Sabemos então que a procissão é de Ramos e a Missa é da Paixão. Nesta celebração, abrimo-nos ao mistério da nossa salvação. Ao ouvir o caminho percorrido por Jesus, as ofensas e acusações que culminam na sua morte, preparamo-nos para a principal semana de reflexão da nossa fé.

O filho de Deus é levado ao madeiro
“Já era mais ou menos meio-dia e uma escuridão cobriu toda a terra até às três horas da tarde, pois o sol parou de brilhar. A cortina do santuário rasgou-se pelo meio, e Jesus deu um forte grito: 'Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito'. Dizendo isso, expirou.” (Lc 23, 45-46)
A liturgia da Palavra nos faz questionar: Onde está a multidão que o recebeu com festa e ramos? Por que Jesus, o filho de Deus, vive tamanha injustiça por nossos pecados? A resposta para Deus onipotente, que se fez “impotente”, mas obediente até a morte de cruz, está profunda e unicamente explicada no Amor.
O peso da Cruz é o preço do Amor.
::. Entenda melhor o significado do Domingo de Ramos com o diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.