Tomar decisões importantes nem sempre é fácil. Nesse sentido, Santo Inácio de Loyola ensina que fazer uma escolha requer discernimento, paciência e confiança na vontade de Deus.
Seu conceito da “Santa indiferença” não se trata de um desprezo, mas de um desapego interior que nos permite tomar decisões não com base em nossos impulsos e desejos imediatos, mas sob a luz do Espírito Santo.
Muitas vezes, ao nos depararmos com escolhas difíceis, podemos ser dominados por emoções fortes — ansiedade, medo ou desejo de controle.

No entanto, Santo Inácio aconselha a não decidir nesses momentos, pois as emoções são passageiras e podem nos desviar do caminho certo.
Em vez disso, ele propõe esperar até encontrar a paz interior, permitindo que nossa decisão amadureça com prudência e oração. A Santa Indiferença nos convida a confiar em Deus de forma absoluta, colocando-nos em uma posição de abertura para reconhecer os sinais que Ele nos dá.
Essa atitude nos liberta da necessidade de ter o controle e ensina a perceber a presença de Deus em detalhes do cotidiano. Assim, a decisão correta não é apenas fruto da lógica, mas da sintonia com Deus.
Quando entregamos nossas decisões a Ele, aprendemos a esperar Sua resposta e encontramos uma liberdade interior que nos leva à verdadeira paz.
add_box Leia também: Como a fé pode ser um auxílio contra a ansiedade?
Fonte: Aleteia
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.