“Vós sabeis que foi dito: ‘Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo’. Mas eu vos digo: Amai vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos de vosso Pai Celeste que faz nascer o sol para os maus e os bons e faz cair a chuva sobre os justos e os injustos” Mateus 5, 43-45
No Evangelho de Mateus, Jesus nos convida a amar o próximo, independente se ele é ou não nosso inimigo. Mas como faço para amar meu inimigo?
O missionário redentorista Pe. José Luís Queimado, C.Ss.R. escreveu, em um artigo para o Portal A12, uma reflexão sobre o Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículo do 43 ao 48.
Nele, ele explica que o pedido de Jesus parece uma missão árdua, mas como cristãos, devemos entender que o caminho muitas vezes será árduo, mas que o amor deve prevalecer.
“Como cristãos, temos de amolecer o nosso coração, amando aqueles que nos odeiam”. Leia MaisO amor é a força necessária que nos move até Deus
Vendo de forma superficial, parece que Jesus nos pede uma missão impossível, não é mesmo? Mas, se pararmos para refletir, vamos entender o que Ele quer nos dizer.
Se pensarmos que nossa maior “arma” é o amor e nossa maior “ação” é a oração, então por que não rezar por nossos inimigos? Ou rezar para que possamos alcançar a bondade de Deus e saber perdoar aqueles que nos ofendem, assim como Jesus nos ensinou?
“Para amar, precisamos sempre perdoar! Mas é claro que amar não significa “fingir” um pedido de perdão. O verdadeiro perdão brota do profundo de nossas mentes e de nosso coração”, refletiu pe. Queimado.
É claro que amar nosso inimigo exige um compromisso e um entendimento muito grande sobre a Palavra de Deus. É um exercício diário, no qual devemos nos esforçar para perdoar nosso inimigo. Mas estar em constante contato com Deus também é uma atividade diária.
Todos os dias temos que reservar um momento de oração e reflexão com Deus. Neste momento devemos estar com o coração aberto, pois só assim alcançaremos a maturidade de ser verdadeiros cristãos.
:: E você, já conversou com Deus hoje? Peça a graça de saber perdoar!
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.