“Vós sabeis que foi dito: ‘Amarás teu próximo e odiarás teu inimigo’. Mas eu vos digo: Amai vossos inimigos e rezai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos de vosso Pai Celeste que faz nascer o sol para os maus e os bons e faz cair a chuva sobre os justos e os injustos” Mateus 5, 43-45
No Evangelho de Mateus, Jesus nos convida a amar o próximo, independente se ele é ou não nosso inimigo. Mas como faço para amar meu inimigo?
O missionário redentorista Pe. José Luís Queimado, C.Ss.R. escreveu, em um artigo para o Portal A12, uma reflexão sobre o Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículo do 43 ao 48.
Nele, ele explica que o pedido de Jesus parece uma missão árdua, mas como cristãos, devemos entender que o caminho muitas vezes será árduo, mas que o amor deve prevalecer.
“Como cristãos, temos de amolecer o nosso coração, amando aqueles que nos odeiam”. Leia MaisO amor é a força necessária que nos move até Deus
Vendo de forma superficial, parece que Jesus nos pede uma missão impossível, não é mesmo? Mas, se pararmos para refletir, vamos entender o que Ele quer nos dizer.
Se pensarmos que nossa maior “arma” é o amor e nossa maior “ação” é a oração, então por que não rezar por nossos inimigos? Ou rezar para que possamos alcançar a bondade de Deus e saber perdoar aqueles que nos ofendem, assim como Jesus nos ensinou?
“Para amar, precisamos sempre perdoar! Mas é claro que amar não significa “fingir” um pedido de perdão. O verdadeiro perdão brota do profundo de nossas mentes e de nosso coração”, refletiu pe. Queimado.
É claro que amar nosso inimigo exige um compromisso e um entendimento muito grande sobre a Palavra de Deus. É um exercício diário, no qual devemos nos esforçar para perdoar nosso inimigo. Mas estar em constante contato com Deus também é uma atividade diária.
Todos os dias temos que reservar um momento de oração e reflexão com Deus. Neste momento devemos estar com o coração aberto, pois só assim alcançaremos a maturidade de ser verdadeiros cristãos.
:: E você, já conversou com Deus hoje? Peça a graça de saber perdoar!
No Angelus, Papa destaca São José como modelo de fé
O Papa Leão XIV convidou os fiéis a se inspirarem em São José para viver os últimos dias do Advento preparando o coração para o Natal.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.