Como cristãos, somos chamados, sempre e a todo momento, a perdoar aqueles que nos ofendem, causam feridas e muitas vezes sentimentos de raiva e de desprezo, o que vem sendo chamado nos últimos tempos de “ranço”. Leia MaisFrancisco ressalta que o perdão recompõe a caridade'Os miseráveis' e 'Invencível': dois filmes que nos ajudam a refletir sobre o perdão
O convite ao perdão é direcionado a cada um de nós, pois Nosso Senhor é o primeiro a perdoar as nossas falhas cotidianas e a nos acolher em Seus braços quando pecamos “feio”. Basta pedirmos perdão e, se for o caso, procurar o Sacramento da Confissão.
“Como o Senhor vos perdoou, perdoai também vós.” (Col 3, 13). Contudo, perdoar alguém e deixar de sentir ranço muitas vezes não é uma tarefa fácil e instantânea, mas Santa Teresinha do Menino de Jesus ensina a como alcançar essa graça.
Ela mesma narra, em um de seus manuscritos, que havia uma irmã no Carmelo que possuia o dom de desagradá-la pelo simples falar e agir. Apesar disso, Teresinha buscava praticar alguns gestos concretos e se libertar disso.

Listamos 3 atitudes de Santa Teresinha para que você também possa colocar em prática:
1. Rezar pela pessoa
“… não querendo ceder à antipatia natural que sentia, disse a mim própria que a caridade não devia ser composta por sentimentos, mas por obras. Decidi então fazer por esta irmã aquilo que faria pela pessoa que mais amasse. Cada vez que a encontrava rezava ao Senhor por ela, oferecendo-Lhe todas as suas virtudes e méritos”.
2. Sorrir
“Não me contentava em rezar muito pela irmã que me suscitava tantos combates, obrigava-me a fazer-lhe todos os favores possíveis e, quando tinha a tentação de lhe responder de modo desagradável, contentava-me em lhe fazer o meu sorriso mais amável e fazia por desviar a conversa.”
3. Agir com naturalidade
“E também muitas vezes, tendo algumas relações de trabalho com essa irmã, quando os embates eram demasiado violentos, fugia como um desertor. Como ela ignorava totalmente o que eu sentia por ela, nunca desconfiou dos motivos da minha conduta e continua persuadida de que o seu caráter me agrada.”
Fonte: Manuscrito autobiográfico C 13 v°-14 r°
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.