Na delicada trama das relações humanas, todos nós, de forma voluntaria ou involuntária, fomos feridos ou ferimos alguém. Diante da complexidade de nossas próprias relações, o perdão surge como um elemento essencial que ressoa profundamente em nossas vidas. Leia Mais Como liberar o perdão?Papa diz que a Glória de Deus vem pelo dom e perdão
Refletindo, durante a oração do Angelus, sobre a importância e a necessidade do perdão, o Papa Francisco nos diz:
“Fora do perdão não há esperança, fora do perdão não há paz. O perdão é o oxigênio que purifica o ar poluído pelo ódio.
O perdão é o antídoto que cura os venenos do rancor, é o caminho para desativar a raiva e curar tantas doenças do coração que contaminam a sociedade.”
O perdão é um dom de Deus e, ao perdoar e pedir perdão, nos aproximamos mais ao coração bondoso e misericordioso de Jesus. Neste texto, queremos sugerir dois filmes que nos ajudam e nos inspiram a refletir sobre o perdão e, através das experiências dos personagens, refletir sobre a nossa capacidade de perdoar e pedir perdão.
A força transformadora do perdão
Os dois filmes trazem exemplos vívidos da força transformadora do perdão.
Em 'Os Miseráveis', filme de 2012, baseado na obra-prima do escritor francês Victor Hugo, testemunhamos a jornada de Jean Valjean, um homem condenado a uma sentença brutal de 19 anos de trabalhos forçados por roubar um pão para alimentar sua família faminta.
Amargurado e marcado por seu passado como prisioneiro, Jean encontra redenção através do perdão inesperado do Bispo Myriel, que lhe apresenta a oportunidade de abandonar o ódio e a vingança, abraçando uma vida de compaixão e bondade.
Ao longo da história, Jean Valjean enfrenta inúmeros problemas, encontra o amor e a compaixão e luta para fazer aquilo que é certo em um mundo cada vez mais injusto, mas não deixa que seu coração se encha de rancor novamente.
Já em 'Invencível', uma produção de 2014, conhecemos a história real de Louis Zamperini, um corredor olímpico americano que se tornou prisioneiro durante a Segunda Guerra Mundial. Após seu avião cair no oceano Pacífico, ele e dois companheiros sobrevivem à deriva por 47 dias em um bote salva-vidas.
Finalmente, eles são capturados pelos japoneses e enviados para campos de prisioneiros de guerra, onde Louis sofre tortura física e emocional nas mãos de um cruel guarda japonês chamado Watanabe. Após anos de sofrimento e tortura, Louis, já livre, tem a oportunidade de perdoar a quem o havia ferido de forma tão profunda. Inspirado por sua fé, ele percorre a jornada de perdão com coragem, humildade e resiliência, demonstrando a capacidade que o perdão tem de transcender o sofrimento e restaurar a dignidade humana.
Estes filmes nos mostram que, por mais difícil e extrema que seja a situação que vivemos, sempre é possível abrir nosso coração a este caminho de esperança e liberdade.
O amor infinito e compassivo de Deus, que nos ama e nos perdoa sempre, deve ser a nossa constante fonte de inspiração. Que as histórias de Jean Valjean e Louis Zamperini nos inspirem a cultivar o perdão e nos aproxime cada vez mais do coração bondoso e misericordioso de Jesus.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.