Por Tatiana Bettoni e Rosane Pereira Em Espiritualidade Atualizada em 10 OUT 2017 - 16H05

Como são investidos os recursos arrecadados na Coleta Nacional da Solidariedade?

A Campanha da Fraternidade é realizada em todo o país ao longo do ano, mas vivencia seu tempo forte durante a Quaresma, que tem início na Quarta-feira de Cinzas e término no Domingo de Ramos (que antecede a Páscoa). O respectivo domingo, que este ano cai em 29 de março, é escolhido para a realização da Coleta Nacional da Solidariedade, em que todo o dinheiro recolhido das missas é destinado à atuação da campanha.

A Igreja espera que com esta motivação todos participem, oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades. O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida.

O montante arrecadado nas paróquias deve ser 40% enviado ao Fundo Nacional da Solidariedade, gerido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os outros 60% atenderão a projetos das Arquidioceses, administrados pelos respectivos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

Em 2013, os dezessete regionais da CNBB arrecadaram R$5.234.749,05. Confira a contribuição real enviada por cada um no mapa a seguir:

Os recursos arrecadados serão destinados, preferencialmente, a projetos que atendem aos objetivos propostos pela Campanha da Fraternidade, mas o Fundo Nacional também já foi utilizado em importantes trabalhos humanitários, como o auxílio às vítimas do terremoto no Haiti, em 2010.

A recepção, análise da viabilidade e acompanhamento do desenvolvimento dos projetos enviados ao FNS são trabalhos executados pela CNBB. Entre 2010 e 2013, 1.060 projetos foram apoiados com os recursos do FNS. Confira abaixo, a distribuição de projetos por cada região de Estados da Federação:

 

As Organizações que desejam obter apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, de acordo com os critérios de destinação previstos para a CF 2015, deverão encaminhar os projetos para o seguinte endereço:

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Fundo Nacional de Solidariedade – CNBB
SE/SUL Quadra 801 – Conjunto B
CEP: 70.200-014 – Brasília DF
Tel.: (61) 2103-8300

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni e Rosane Pereira, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.