“Mais vale a paciência que o heroísmo, mais vale quem domina o coração do que aquele que conquista uma cidade” (Pr 16,32).
Em março deste ano, o Papa Francisco utilizou a virtude da paciência como tema de sua catequese na Audiência Geral.
Leia MaisA Paciência: Virtude essencial para a vida a doisQual o valor da paciência?
Segundo o Papa, precisamos da paciência “como uma vitamina essencial” para seguir em frente, mas de forma instintiva ficamos impacientes e respondemos ao mal com o mal: é difícil manter a calma, controlar os nossos instintos, conter as más respostas, neutralizar discussões e conflitos em família, no trabalho e na comunidade cristã.
Não existe uma “fórmula mágica” para viver a paciência, principalmente se a impaciência tem raízes em nosso coração. Mas, se há verdadeiramente amor, então de forma natural vão aparecer diversas maneiras de exercitar a paciência.
Santo Afonso de Ligório nos diz: “Não nos irritemos com nenhum incidente; se às vezes nos vemos surpreendidos pela raiva, recorramos logo a Deus, e abstenhamo-nos de agir e falar, até termos a certeza de que já foi embora”. Não duvidemos que o esforço de guardar silêncio, junto ao esforço de orar, sempre conduzirá para a paciência real e prática.
Ter paciência é saber esperar, exercer o autodomínio frente às demoras e contrariedades da vida, ser sereno e tolerante frente aos incômodos e dificuldades. Aquele que é paciente sabe encarar a vida com otimismo, de forma tranquila, buscando sempre a harmonia.

Assim, fazemos das provas que se apresentam ao longo do dia, das adversidades vividas, oportunidades reais de não perder a paz e em todas essas ocasiões, exercitar a paciência, pois, como diz São Tiago, é uma “suma alegria” passar por diversas provações, já que elas produzem em nós a paciência (Tg 1,2).
Uma das grandes doutoras da Igreja, Santa Teresa D’Ávila, nos ensina: “Nada te perturbe; nada te espante. Tudo passa. Só Deus não muda; a paciência tudo alcança. Quem a Deus tem nada lhe falta: Só Deus basta!”
Desta oração podemos destacar que “a paciência tudo alcança”. Mas, para alcançar esse “tudo”, precisamos de muita fé, amor e esperança. Precisamos aproveitar das situações adversas para ofertar a Deus e exercitar a paciência em vista da principal meta: a eternidade, pois ser uma pessoa paciente é uma via segura que conduz à santidade!
Neste vídeo, no YouTube do A12, Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, nos orienta à luz da Carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor 13, 4-7) que o amor é paciente, fruto da fé, da humildade e do abandono da vida no Senhor.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.