Espiritualidade

Dez motivos para ler a Bíblia

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

09 AGO 2021 - 09H00

Shutterstock

Você, que possui uma Bíblia em sua casa, saiba que tem um grande tesouro à sua disposição. Uma Bíblia que se abre é Deus começando a lhe falar. Veja aqui como é importante descobrir o valor da Palavra de Deus e como você pode ajudar outros a fazer a mesma descoberta.

Entre os muitos motivos para a leitura da Bíblia, quero destacar estes dez.

1. Conhecer a Bíblia é conhecer Jesus Cristo. É a mesma frase de São Jerônimo, lida ao contrário: “Ignorar as Escrituras é ignorar Jesus Cristo”. A verdadeira imagem de Deus, nós a construímos tomando conhecimento da revelação divina.

2. A Bíblia é o melhor livro de espiritualidade. Os livros sapienciais do Antigo Testamento – Provérbios, Eclesiástico, Sabedoria, etc. – são de uma riqueza extraordinária para conhecermos a alma humana e o caminho que nos leva a Deus.

Leia MaisPor que existem tantas edições da Bíblia católica?3. A Bíblia ensina a refletir sobre nossa vida: “Tudo o que se escreveu no passado é para nosso ensinamento que foi escrito” (Rm 15,4). A história da salvação é um convite a seguirmos os exemplos bons e uma advertência para não repetirmos os erros do passado.

4. “Senhor, ensina-nos a rezar”. O pedido dos discípulos a Jesus (Lc 11,1) é atendido pela Bíblia. Cada vez mais, o Povo de Deus descobre a beleza e a atualidade dos 150 Salmos, que, com sua imensa variedade, se adaptam a qualquer situação de vida.

Billion Photos/ Shutterstock
Billion Photos/ Shutterstock

5. Quem lê a Bíblia está se abrindo ao diálogo com o Senhor. “Falamos com Deus quando rezamos e a Ele ouvimos quando lemos os divinos oráculos (São Gregório Magno)

6. A Bíblia é uma chave de leitura para o mundo cultural. Alguns exemplos são as pinturas de Michelangelo na Capela Sistina, as estátuas dos 12 profetas e as 66 imagens dos Passos da Paixão, obra do Aleijadinho, em Congonhas-MG, o oratório “Messias” de Haendel, a ópera “Nabuco” de Giuseppe Verdi, o soneto de Camões sobre o amor de Jacó e Raquel, os vitrais e mosaicos das antigas catedrais...

Leia MaisBíblia de Aparecida completa 16 anos em 20227. Para quem aprecia uma boa literatura, a Bíblia é um conjunto de grandes clássicos, como o profeta Isaías, o livro de Jó e a Sabedoria de Salomão.

8. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (Jo 8,32). Na Bíblia somos instruídos por Aquele que é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6), Jesus, que nos liberta de toda falsidade e preconceito.

9. Livro da esperança, a Bíblia é o pão que anima a nossa caminhada, sustentando nossa confiança em Deus, porque Ele se manifesta como um Deus presente e protetor.

10. A leitura da Bíblia nos confirma na verdadeira fé, porque é dela que a Igreja aprende tudo o que ensina (2Tm 3,16).

Escrito por
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...