Espiritualidade

É possível criar um itinerário pessoal de oração? Como seria?

Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)

Escrito por Cankin Ma Lam

16 DEZ 2021 - 09H46 (Atualizada em 16 DEZ 2021 - 09H57)

Shutterstock/ Perfect Wave

Para explicar o que é a oração, o Catecismo (nº 2560) cita uma imagem usada por Santo Agostinho: "A oração, saibamo-lo ou não, é o encontro da sede de Deus com a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede Dele".

Leia MaisQual o poder da oração?Antes de explicitar um itinerário é importante dirigir o nosso olhar para o ponto de chegada. "A oração é a relação viva dos filhos de Deus com o seu Pai infinitamente bom, com o seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo" (Catecismo nº 2565). A oração, antes de ser um método, é uma relação toda particular.

Para os cristãos, uma referência fundamental para aprender a rezar é a resposta que o próprio Cristo deu quando seus discípulos pediram com muita honestidade "ensinai-nos a rezar". Se pararmos em cada parte do Pai Nosso, perceberemos a profundidade da oração que Cristo nos entregou, e certamente teremos todo um itinerário a percorrer.

Temos também um livro da Bíblia todo dedicado à oração: o livro dos Salmos. Estes expressam uma grande diversidade de situações, alegrias, dificuldades, sofrimentos e sentimentos, elevando na forma de louvor, de pedido e de ação de graças a abertura à ação de Deus. Na tradição cristã acolheu-se o costume judaico de santificar as horas com a oração dos Salmos, chegando à estrutura do que hoje chamamos a Liturgia das Horas. Resulta muito pedagógico o ritmo e a sucessão das Horas de um dia, dos dias de uma Semana, das Semanas de um ciclo litúrgico; isso tudo evidencia como o tempo está cheio da presença de Cristo.

A respeito da Sagrada Escritura na sua unidade, se bem ela está presente em toda oração cristã, mencionemos duas importantes escolas de oração. Citemos a Lectio Divina, entregue a nós pela tradição dos monges; assim como a contemplação que apela aos sentidos espirituais para desenvolver uma relação mais íntima com a Palavra revelada.

Por outra parte, há o caminho dos Sacramentos que, já desde sua preparação até sua explicação mistagógica, implicam num itinerário de amadurecimento e desenvolvimento da fé. Pensemos nas pessoas que a partir de itinerários catequéticos próprios ou dos filhos se aproximam de forma renovada da fé. Observe-se adicionalmente dois Sacramentos que acompanham a vida dos cristãos com uma presença semelhante à da alimentação e do cuidado da saúde: a Eucaristia e a Reconciliação. Vemos assim como os Sacramentos abrem e realizam todo um itinerário de oração.

Até aqui foram explicitados brevemente itinerários riquíssimos da tradição espiritual da Igreja. Ficam vários outros sem mencionar como os itinerários de meditação, de exame, de interiorização, de repetição entre tantos outros (pensemos por exemplo o imenso valor do Rosário na tradição ocidental). Isso para tentar manifestar que existem muitos caminhos pelos quais amadurecemos na vida de oração. O comum em todos eles, e que é condição para que realmente cheguem a dar frutos, é o fato deles colocarem o cristão no contexto de um relacionamento, que como diz Santo Agostinho, une o homem que precisa e tem sede de Deus, com o Deus que tem sede de que nós tenhamos sede Dele.

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...