A Semana Santa é um tempo onde os fiéis são convidados a olhar para dentro de si mesmos e contemplar o amor de Jesus pela humanidade. Jesus entra em Jerusalém.
É aclamado como Rei pela multidão e crucificado sob o pedido da mesma multidão na Sexta-feira da Paixão. Neste domingo aclamamos Jesus, cantando Hosana, expressão hebraica, que quer dizer: dá-nos a salvação! Na Missa de Ramos, os fiéis levam consigo ramos de oliveira ou palmeira.
O Missionário Redentorista, padre Inácio de Medeiros nos explica um pouco sobre a dimensão do Domingo de Ramos e que os ramos ou palmeiras abençoados serão guardados em casa, até o próximo ano, com muito respeito e devoção, como sinal de fé no Cristo.
A12 - É comum no Domingo de Ramos que os fiéis participarem de procissões, e levem consigo ramos de oliveira ou palmeira. Qual o significado disto?
Padre Inácio - A procissão de ramos realizada em muitas comunidades nos recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e ela, por si só tem um sentido muito profundo.Entrada em Jerusalém: Esta entrada foi triunfal e nela Jesus foi aclamado Rei entre hosanas de esperanças de um povo sofrido. Mas, foi também uma espécie de marcha fúnebre, que selou o seu destino. O povo aclamava com entusiasmo e Jesus aceitava a manifestação, mas sabia que estava chegando a sua hora. Seus inimigos, ao longe e disfarçadamente, já tramavam o fim daquele que falava como quem tinha autoridade e fazia prodígios para confirmar suas verdades.
Deus aparentemente silenciava, mas dava prosseguimento no seu plano de salvação. Pobre, Jesus não tinha nem mesmo um jumento para o desenlace de sua vida, mas essa vida repousava em Deus e Ele sabia que o Pai não o abandonaria. Mesmo com medo, participou da marcha com a cabeça erguida. Ele era Rei.
Os ramos bentos que usamos nas procissões ou que são abençoados nas celebrações mostram nossa participação na Páscoa de Jesus e nosso compromisso de professá-lo como nosso Senhor. Depois eles são levados para casa, segundo a tradição de muitos e, em geral, são queimados para afugentar os males que podem sobrevir das tempestades da vida e da natureza. Na Igreja são guardados para serem queimados e utilizados na quarta-feira de cinzas do ano seguinte.
Ouça a entrevista completa com padre Inácio Medeiros:
A12 - A liturgia proclamada no Domingo de Ramos é um resumo dos acontecimentos da Semana Santa?
Padre Inácio - O evangelho do dia apresenta o drama da Paixão que vai se repetir por toda a semana. O evangelho do Domingo de Ramos convida-nos a lançar um olhar ao nosso mundo, que tantas vezes condena e mata pessoas inocentes; e não falamos apenas de formas institucionalizadas, como a pena de morte. Falamos de todas as situações de injustiça que matam lentamente, sobretudo os pobres e mais fracos e, por extensão, a família, santuário de Deus.No Domingo de Ramos somos convidados a refletir sobre o projeto de Jesus que se fez servo obediente.
Este projeto se contrapõe ao projeto do mundo Pós-Moderno, guiado pelo dinheiro e pela ganância. Aclamar a Jesus, como o povo de Jerusalém fez, é nosso dever, mas não podemos compartilhar da traição que veio logo a seguir.Iniciando hoje a Semana Santa somos todos convidados a olhar para dentro de nós mesmos e contemplar o amor de Jesus pela humanidade. Esperemos confiantes, que esse mesmo amor e sua justiça nos conduzam sempre mais a servir nossos irmãos, como nos propõe e Campanha da Fraternidade que sempre chama a nossa atenção para ações concretas de solidariedade para que o projeto de Deus se cumpra.
Ouça a entrevista completa com padre Inácio Medeiros:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.