Espiritualidade

Incorporando a oração na rotina diária das crianças

Camila Vilas

Escrito por Camila Vilas

17 JUN 2024 - 13H59 (Atualizada em 18 JUN 2024 - 10H37)

Shutterstock

Todos nós sabemos que a oração é um elemento essencial na vida de fé, pois é através dela que dispomos o nosso coração para o encontro com Deus. Em meio as agitações do mundo, a oração é porto seguro de paz que nos conecta com o amor de Deus e nos fortalece interiormente.

Em uma de suas catequeses, o Papa Bento XVI nos falou sobre a importância da oração: “Se os pulmões da oração e da Palavra de Deus não alimentam a respiração da nossa vida espiritual, sofremos o risco de nos sufocarmos em meio às mil coisas de todos os dias: a oração é a respiração da alma e da vida”.

Partindo do ponto de que a oração é um elemento fundamental, é tarefa da família cristã ir introduzindo, pouco a pouco, a oração na vida das crianças. Para isso, o primeiro passo é ter espaços de oração em família para que a criança perceba com naturalidade a centralidade da fé e busca constante por estar na presença de Deus.

Leia MaisO que não falar sobre Deus para uma criança?Como ensinar a fé para as crianças?Pequeno Príncipe e o Evangelho: ser como criança

Com a consciência de que a oração não é apenas repetição de fórmulas e esquemas, e sim um espaço para que cada um desenvolva uma relação pessoal e profunda com Deus.

Tendo claro a importância, agora vamos dar 3 dicas que podem ajudar nesta tarefa que é exigente, porém bela. Aqui vão, então, algumas sugestões práticas:

1. Rezar ao acordar e antes de dormir

Começar e terminar o dia com uma oração pode ajudar as crianças a desenvolver um hábito de buscar e reconhecer a presença de Deus em cada dia. Pela manhã, uma oração simples que agradeça o novo dia e ofereça a Deus as tarefas a serem realizadas pode ser uma ótima maneira de começar.

À noite, uma oração de gratidão pelo dia que passou, pedindo uma noite de descanso tranquila e serena. Uma oração que os pais podem rezar com os seus filhos, tanto ao iniciar como ao finalizar o dia, é a oração do Santo Anjo. Esta tradicional oração ajuda as crianças a se sentirem seguras em Deus que dispõe os anjos para cuidarem e guiarem os seus filhos amados.

2. Rezar antes das refeições

A oração antes das refeições é uma excelente forma de ensinar a gratidão pelas bênçãos recebidas. As crianças podem aprender a agradecer por cada refeição, reconhecendo que a Bondade e Providência Divina nunca nos abandonam. Esta atitude orante ajudará as crianças a cultivarem um coração alegre pelos dons recebidos.

3. Histórias Bíblicas e Vidas de Santos

Contar histórias bíblicas ajudam a que as crianças desde cedo tenham contato com a palavra de Deus e se familiarizem com os personagens que fazem parte da história da salvação. As histórias dos santos, também são de grande ajuda para que as crianças vejam o exemplo de pessoas que viveram sua vida dedicada ao anúncio do Evangelho de Jesus, amando a Deus e servindo aos irmãos.

Que estas sugestões práticas sirvam de ajuda para fazer da oração um espaço cotidiano que ajude as crianças a reconhecerem a presença e o amor de Deus em suas vidas.

Escrito por
Camila Vilas
Camila Vilas

Jornalista, musicista e leiga consagrada da Fraternidade Mariana da Reconciliação, cuja sede no Brasil fica em Niterói – RJ. Realizou diversos trabalhos missionários no Peru, Colômbia e Equador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...