Espiritualidade

O que não falar sobre Deus para uma criança?

Escrito por Letícia Dias

23 MAR 2023 - 14H54 (Atualizada em 24 MAR 2023 - 08H48)

fizkes/ Shutterstock

Corremos o risco de querer aplicar correções nas crianças em busca de uma boa educação e, com isso, contribuirmos para que elas criem a imagem de um Deus autoritário e vingativo. Leia MaisComo ensinar a fé para as crianças?A partir de quando as crianças podem se confessar?

Você com certeza já ouviu coisas, como por exemplo,
“Deus vai te castigar” ou “Deus não gosta de crianças assim”.

A Missionária da Comunidade Católica Shalom e terapeuta ocupacional Márcia Rabello, explicou ao A12 que situações como essas podem causar medo, ansiedade e até mesmo afastar as crianças de Deus futuramente.

Não diga que Deus pune as pessoas por seus erros. É importante explicar que Deus é amor e misericórdia. Que Deus perdoa, mas que o homem é livre para seguir a Deus ou se afastar d'Ele. A história da criação e a parábola do filho pródigo são interessantes para ilustrar esta realidade”, afirmou.

Márcia deu ainda o exemplo de que existem situações de sofrimentos e doenças que não podemos explicar, mas que, no entanto, em tudo há o cuidado de Deus. Citou então a cura do cego de nascença e ressaltou o que não dizer às crianças:

"Ao passar, Jesus viu um homem que era cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: 'Mestre, quem pecou, ele ou seus pais, para ele nascer cego?' Respondeu Jesus: 'Nem ele, nem seus pais pecaram, mas isto sucedeu para que se manifestem nele as obras de Deus'." (João 9, 1-3).

O que cabe ou não dizer às crianças

  • “Não faça ameaças em nome de Deus: os pais não devem fazer ameaças em nome de Deus, como dizer que Deus castigará a criança se ela não se comportar bem. O que a criança tem que entender é sobre as consequências do seu comportamento”.
  • “Lembre-se que muitas vezes o mau comportamento é devido à falta da rotina básica: sono, alimentação, higiene e ordem. Sendo assim, ao levar as crianças à missa, escolha um horário onde ela não esteja com sono e fome”.
  • “É importante também a previsibilidade: explique no dia anterior que irão à missa e como a criança terá que se comportar. Não é interessante levar brinquedos e o uso de celular é desaprovado”.
Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...