Durante a jornada da vida, nos deparamos, muitas vezes, com dificuldades e adversidades. Os problemas e desafios podem se apresentar de maneira pessoal, na nossa vida cotidiana ou de forma coletiva, como estamos vendo, com muita tristeza, na tragédia que se abateu sobre o Sul do nosso país. Todos estamos profundamente comovidos com o sofrimento de nossos irmãos gaúchos.
Diante de tanta dor, às vezes, perdemos a esperança e nos deixamos levar pelo desespero. Mas Deus não nos abandona e nos dá uma Mãe que nos acompanha, guia e protege. Por isso, em meio as sombras deste mundo, somos convidados a olhar o coração amoroso de nossa Mãe Maria, pois nele encontramos o consolo de uma mulher que, como nós, sofreu as tribulações humanas.
Leia MaisConsagração da família à Nossa Senhora AparecidaAprendendo com Maria a confiar em Deus em meio aos sofrimentos
As Sagradas Escrituras nos mostram como a vida terrena de nossa Santíssima Mãe, teve momentos de inseguranças, dificuldades e sofrimentos. Ao receber a visita do Anjo Gabriel e o anúncio do plano divino para sua vida, Maria não hesitou e sua resposta foi imediata: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Essa resposta revela total entrega e confiança na vontade de Deus. A profunda fé de Maria lhe deu a coragem necessária para aceitar o plano de Deus apesar das incertezas.
Desde o momento da Anunciação, Os Evangelhos relatam uma série de desafios e provações que aumentaram sua fé e perseverança. Aqui podemos mencionar alguns: A visita a Isabel enfrentando um longo caminho para servir a prima idosa, a necessidade de fugir para o Egito para proteger o Menino Jesus da ira de Herodes, a profecia de Simeão que dizia que uma espada de dor lhe atravessaria o coração, a incompreensão e angústia durante a perda de Jesus no templo, a perseverante constância ao lado de Jesus durante os anos de sua vida pública e a força e coragem no desafio mais difícil: a morte de Cristo na Cruz.

Em meio à escuridão do sofrimento da Cruz, a luz da fé de Maria brilhou com intensidade, sustentando-a durante a paixão e morte de seu Filho. Ao pé da cruz, Maria testemunhou o sacrifício total de Jesus com uma coragem inabalável e uma fé inquebrantável. Embora seu coração estivesse dilacerado pela dor, sua confiança nas promessas divinas a manteve firme na esperança e na certeza da vitória de Jesus. Assim, Maria perseverou aguardando o cumprimento da promessa da Ressurreição, da vida nova e eterna.
A vida de Maria é um exemplo que nos inspira e ajuda a crescer na confiança em Deus, mesmo diante das circunstâncias mais difíceis e dos momentos mais sombrios. Sua fé, coragem e perseverança nos convidam a pôr nossa esperança na providência divina com a certeza de que não estamos sós.
Que Maria, a Mãe Dolorosa, nos ajude a trilhar o caminho da cruz de Cristo, sabendo que o amor tem a última palavra e que por mais escuro que seja o nosso horizonte, a luz de Jesus sempre brilhará. A Ela encomendamos todas as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Que a ternura de seu coração de Mãe os ampare e proteja. E que nós, com nossa solidariedade e oração, possamos, como Maria, mostrar o rosto amoroso de Jesus, fonte da vida que não se acaba.
O A12 traz uma importante reflexão do Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, sobre Maria ser um modelo de fortaleza para nossa caminhada de fé, confira!
Campanha de Natal da ACN apoia catequistas em regiões precárias
Neste Natal, a Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre lança uma campanha para arrecadar fundos para ajudar agentes pastorais que vivem em locais precários.
"Só o cristianismo faz sentido", afirma cineasta Martin Scorsese
Martin Scorsese dos maiores diretores da história do cinema afirma “O cristianismo é a única coisa que faz sentido” e faz reflexões sobre religião, Deus e fé
Por que Maria é Imaculada? Entenda o ensinamento da Igreja
No dia 8 de dezembro celebramos a Imaculada Conceição da Virgem Maria: entenda por que a Igreja ensina que Maria foi concebida sem pecado original.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.