Durante a jornada da vida, nos deparamos, muitas vezes, com dificuldades e adversidades. Os problemas e desafios podem se apresentar de maneira pessoal, na nossa vida cotidiana ou de forma coletiva, como estamos vendo, com muita tristeza, na tragédia que se abateu sobre o Sul do nosso país. Todos estamos profundamente comovidos com o sofrimento de nossos irmãos gaúchos.
Diante de tanta dor, às vezes, perdemos a esperança e nos deixamos levar pelo desespero. Mas Deus não nos abandona e nos dá uma Mãe que nos acompanha, guia e protege. Por isso, em meio as sombras deste mundo, somos convidados a olhar o coração amoroso de nossa Mãe Maria, pois nele encontramos o consolo de uma mulher que, como nós, sofreu as tribulações humanas.
Leia MaisConsagre sua família à Nossa Senhora AparecidaAprendendo com Maria a confiar em Deus em meio aos sofrimentos
As Sagradas Escrituras nos mostram como a vida terrena de nossa Santíssima Mãe, teve momentos de inseguranças, dificuldades e sofrimentos. Ao receber a visita do Anjo Gabriel e o anúncio do plano divino para sua vida, Maria não hesitou e sua resposta foi imediata: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Essa resposta revela total entrega e confiança na vontade de Deus. A profunda fé de Maria lhe deu a coragem necessária para aceitar o plano de Deus apesar das incertezas.
Desde o momento da Anunciação, Os Evangelhos relatam uma série de desafios e provações que aumentaram sua fé e perseverança. Aqui podemos mencionar alguns: A visita a Isabel enfrentando um longo caminho para servir a prima idosa, a necessidade de fugir para o Egito para proteger o Menino Jesus da ira de Herodes, a profecia de Simeão que dizia que uma espada de dor lhe atravessaria o coração, a incompreensão e angústia durante a perda de Jesus no templo, a perseverante constância ao lado de Jesus durante os anos de sua vida pública e a força e coragem no desafio mais difícil: a morte de Cristo na Cruz.
Em meio à escuridão do sofrimento da Cruz, a luz da fé de Maria brilhou com intensidade, sustentando-a durante a paixão e morte de seu Filho. Ao pé da cruz, Maria testemunhou o sacrifício total de Jesus com uma coragem inabalável e uma fé inquebrantável. Embora seu coração estivesse dilacerado pela dor, sua confiança nas promessas divinas a manteve firme na esperança e na certeza da vitória de Jesus. Assim, Maria perseverou aguardando o cumprimento da promessa da Ressurreição, da vida nova e eterna.
A vida de Maria é um exemplo que nos inspira e ajuda a crescer na confiança em Deus, mesmo diante das circunstâncias mais difíceis e dos momentos mais sombrios. Sua fé, coragem e perseverança nos convidam a pôr nossa esperança na providência divina com a certeza de que não estamos sós.
Que Maria, a Mãe Dolorosa, nos ajude a trilhar o caminho da cruz de Cristo, sabendo que o amor tem a última palavra e que por mais escuro que seja o nosso horizonte, a luz de Jesus sempre brilhará. A Ela encomendamos todas as vítimas da tragédia do Rio Grande do Sul. Que a ternura de seu coração de Mãe os ampare e proteja. E que nós, com nossa solidariedade e oração, possamos, como Maria, mostrar o rosto amoroso de Jesus, fonte da vida que não se acaba.
O A12 traz uma importante reflexão do Padre Carlinhos Melo, da Arquidiocese de Aparecida, sobre Maria ser um modelo de fortaleza para nossa caminhada de fé, confira!
O que é a COP 30? Aprenda com a cartilha da REPAM
Rede Eclesiam Pan-Amazônica traz conteúdo didático sobre evento de mudanças climáticas
Cidade do Romeiro traz diversão para toda a família nas férias
Neste mês, muita alegria para as crianças e suas famílias no complexo de lazer e fé do Santuário. Saiba mais!
Ordem dos Frades Menores celebra 800 anos do Cântico das Criaturas
Celebração do VIII centenário do Cântico das Criaturas inspira reflexão sobre cuidados com a natureza.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.