O que aprendemos com Maria? O que Ela ensinou em suas pouquíssimas palavras ditas ao longo dos Evangelhos? Que lições tiramos de suas ações ao longo da história de Jesus? Ela pode não ter expressado de forma verbal alguns ensinamentos, mas, em suas ações, com certeza deixou uma herança enorme para toda a humanidade.
Maria não foi uma mulher qualquer. Ela foi a Mãe de Deus, mas também foi uma mulher que enfrentou os desafios de seu tempo com determinação e entusiasmo.
Leia MaisUma Sociedade SentimentalComo amar a Deus?A unidade do ser humano em meio ao dualismo mundanoDiante das dificuldades que a vida lhe proporcionou, Maria não desistiu. Ainda jovem, aceitou fazer parte de um projeto divino; aceitou ser mãe do Filho de Deus. Por Ela, as portas do mundo se abriram ao Verbo; foi por Maria que o Verbo de Deus se encarnou e adentrou na história.
Maria também enfrentou grandes desafios ao ter que fugir com seu Filho e seu marido para uma terra distante. Da mesma forma, teve que suportar ver seu próprio Filho ser morto duma forma cruel e injusta.
Ela é a mulher que representa diversas mães ainda hoje. O sentido que Maria deu para sua vida foi de seguir aquilo que lhe foi proposto pelo Criador; pelo Verbo, ir e anunciar. Ela fez a sua escolha, em sua liberdade, em seu amor.
Maria nos ensina que o sentido da vida está ligado às nossas escolhas. Não escolhas forçadas, mas a partir da liberdade. Somos nós que construímos o caminho que iremos trilhar.
A liberdade é o maior dom que Deus deu ao ser humano. Uma liberdade de poder construir a própria vida e, a partir daí, tomar as próprias decisões. São as decisões que tomamos que dão sentido à vida. Não somos seres inertes, sem liberdade de escolha, determinados a cumprir algo “predestinado”, mas, a partir da liberdade e de nossas decisões, construímos a nossa realidade.
Logo, o que Maria nos ensina é a ter consciência da própria liberdade e das decisões que tomamos. Não é perder a esperança quando o caminho parecer difícil, mas perceber uma nova oportunidade para seguir adiante, tomar novas decisões que ajudem na construção deste caminho chamado vida.
Jubileu 2025: 5 sugestões do Papa para uma “lógica do encontro”
“O Jubileu é uma oportunidade para superar a lógica do confronto e abraçar a lógica do encontro", nos pede o Papa Francisco para este Jubileu.
Incêndios na Califórnia: reze pelas vítimas das mudanças climáticas
Inspire-se no Papa e reze pelas vítimas das chamas em Los Angeles
Ativismo ou vandalismo? A manifestação e os gestos de jesus
Uma reflexão sobre a diferença entre ativismo e vandalismo, defendendo manifestações pacíficas e éticas como caminho para mudanças reais na sociedade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.