Espiritualidade

Não gosto do padre!

Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)

Escrito por Júlio Egrejas

23 JUN 2021 - 11H28 (Atualizada em 23 JUN 2021 - 11H56)

Krakenimages.com/ Shutterstock Padre chato, padre bravo, não gosto do padre (Krakenimages.com/ Shutterstock)

Nossa vida cristã é um caminho de santificação diária, uma experiência cotidiana de transformação em Cristo, pelo Espírito Santo. Mas isso não faz de nós não-humanos, não é verdade? E por isso, nossos sentimentos e gostos - muito humanos alguns deles, por sinal - também fazem parte do nosso dia a dia como cristãos, membros da Santa Igreja. E assim, muitas vezes, temos experiências negativas com outras pessoas na Igreja.

Leia MaisO que fazer quando o padre de minha paróquia age como um ditador?O que fazer quando não gostamos de um padre e, particularmente, quando não gostamos do padre que preside a nossa missa, ou é pároco da nossa paróquia ou capelão da nossa associação, ou diretor da instituição onde trabalhamos, como um colégio por exemplo? Se não foi possível evitar que surgisse esse sentimento, o que devemos fazer?

Como fica claro na introdução acima, o primeiro a fazer é não se surpreender com estas experiências, que fazem parte da nossa condição humana e são, na verdade, muito comuns na Igreja. E lembrar que, se eu sou humano, também o é este ou aquele padre.

Em segundo lugar, é preciso buscar entender de que se trata este sentimento negativo. Entender as razões, objetivas ou não, que o fizeram surgir. Entender as circunstâncias, ou o momento em que surgiu, também ajuda, pois um dia ruim ou uma semana negativa podem ajudar a gerar sentimentos negativos. O que aconteceu para justificar este sentimento? Deixe claro para você mesmo(a). E logo responda: é proporcional esta emoção com o que aconteceu de fato?

Leia MaisO que fazer quando o "santo" não bate?Não vou à Missa por causa do padreLogo, continue colocando o sentimento na correta perspectiva: merece tal ou qual situação esta minha reação emocional negativa? Não estou focando demais a minha atenção numa pessoa? Por que estou ou vim aqui (nesta missa, colégio, paróquia)? Não é algo maior que tal ou qual pessoa?

Ajuda muito também partilhar o sentimento com pessoas de confiança e de experiências, para obter luzes acerca da situação, e evitar afundar-se em sentimentos e pensamentos erradosMas, cuidado! Não faça da ocasião uma oportunidade para a fofoca e, menos ainda, para a calúnia. Partilhe seu sentimento negativo com a intenção de obter ajuda e iluminação.

Finalmente, coloque-se em oração. Com ela, seguramente você irá descobrir o lugar que tal ou qual sentimento deve ocupar na sua vida. Se for uma bobagem, a oração o irá mostrar. Se for algo importante, ela lhe ajudará a colocar tudo nas mãos de Deus, em união com os sacrifícios de amor de Cristo, sob o calor do Espírito. Mais ainda, se for um sentimento que corresponda com a realidade, ou seja, se tal ou qual padre fez por merecer uma resposta emocional negativa, a oração lhe irá ensinar a perdoar e a olhar o mundo com misericórdia e confiança em Deus.

Escrito por
Júlio Egrejas (Arquivo Pessoal)
Júlio Egrejas

Júlio Egrejas nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1975, é membro do Sodalício de Vida Cristã desde 1993. Desde 2012 mora em Petrópolis, e participa do Movimento de Vida Cristã, onde realiza diversos serviços de evangelização e formação Cristã, com destaque para o Curso Católico de Oração e Espiritualidade. Atualmente está terminando a dissertação em vistas ao Mestrado em Direito Canônico.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.