Espiritualidade

Não permita que o inverno congele o seu coração!

Devemos ter o coração manso e humilde como Jesus

Escrito por Andreza Galvão

21 JUN 2024 - 11H35

Assim como a natureza, nossa vida espiritual passa por várias temporadas e estações. Há o tempo de plantio e de colheita; de frio e de calor; de folhas caindo e de flores surgindo; da certeza do sol e da incerteza da chuva.

“Para cada coisa há seu momento e um tempo para toda atividade debaixo do céu. Há um tempo para nascer e um tempo para morrer, um tempo para plantar e um tempo para arrancar as plantas.” (Ecl 3,1-2)

Com a chegada do solstício do inverno, é natural que as temperaturas abaixem e o clima frio faça morada nesta estação. Mas não permita que ele se faça presente em seu coração!

Fazendo uma analogia das estações com a nossa vida espiritual, a primavera seria o tempo de alegria, onde sentimos a todo instante a felicidade de Deus presente em nós. Já o inverno se equipara aos tempos difíceis, momentos nos quais não conseguimos ter uma perspectiva de melhora, de tempo próspero; apenas o frio que paralisa as nossas ações.

Temos muito a aprender com o Sagrado Coração de Jesus. Devemos nos esforçar para ter o coração manso e humilde como Cristo, superando todos os percalços e obstáculos que há em nosso caminho, não importando as situações (ou estações) em que estamos.

“Eu vos darei um coração novo, porei dentro de vós um espírito novo; tirarei de vosso peito o coração de pedra e vos darei um coração de carne.” (Ez 36,26)

Nunca permita que o inverno da vida congele e endureça o seu coração. A frieza espiritual não pode tomar conta do seu peito, pois ela afasta tudo aquilo que o Senhor tem reservado para você. Creia fielmente no Deus Trino e deixe que o fogo do Espírito Santo aqueça o seu coração.

O inverno espiritual também pode ser visto por outra perspectiva, como um convite para olharmos para dentro de nós mesmos e recuperar a chama do Espírito Santo de Deus, que precisa estar sempre ardendo para derreter qualquer gelo presente em nosso coração, endurecido por mágoas, angústias e aflições.

Busque sempre seguir o exemplo de Jesus, que tanto nos ensinou a sermos misericordiosos e caridosos. Aproveite este tempo propício para fazer boas ações. Buscar contribuir com a Campanha do Agasalho em sua paróquia ou comunidade, por exemplo, é uma boa opção para ajudar o próximo e aquecer o seu coração.

Por mais que os dias estejam frios e sombrios, lembre-se sempre de recorrer a Deus Todo-Poderoso, que nos ama e nos protege, nos livrando de toda escuridão.

Que possamos sempre lembrar disto em todas as estações!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Andreza Galvão, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...