Na vida de São Francisco de Assis, conta-se que, certo dia, um pobre camponês o encontrou chorando e perguntou-lhe qual era a razão. Respondeu-lhe o Santo: “Meu irmão, o meu Senhor está na Cruz e me perguntas por que choro? O Amor não é amado! O Amor não é amado!”
A mesma coisa Santa Margarida Maria Alacoque ouviu, e foi do próprio Cristo, que lhe apareceu em 1675, pouco depois da festa de Corpus Christi. Mostrando-lhe seu Coração, Ele disse: “Eis o Coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até se exaurir e consumir-se para demonstrar-lhes seu amor”.
Leia MaisJesus está sempre no barco da nossa vidaÉ Jesus que faz rolar as pedras que fecham o nosso coraçãoCom Jesus, sairemos vitoriosos de nossos sofrimentosAs parábolas de Jesus: Os vinhateiros invejosos
E em reconhecimento não recebo senão ingratidão da maior parte deles. Essas palavras tocaram profundamente sua alma e ela tomou a firme decisão de propagar por todos os meios possíveis a devoção ao Coração de Jesus, símbolo do amor infinito de Deus, manifestado em Jesus.
Deus tanto amou o mundo, que lhe entregou seu Filho Único (Jo 3,16). A Encarnação do Filho de Deus, sua paixão e morte… Pode haver maior prova de amor? Jesus mesmo disse: Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos irmãos (Jo 15,13).
Esse amor não é genérico, impessoal, anônimo; é um amor de pessoa para pessoa. São Paulo sentia-se amado pessoalmente, pois escreveu: “Cristo me amou e se entregou por mim” — como se ele fosse único no mundo (Gl 2,20).
Quando um penitente volta para o Pai depois de longa ausência, pode-se dizer que ele é aquela ovelha rebelde que o Bom Pastor foi buscar porque sentiu sua falta e não descansou até encontrá-la. E esse encontro merece ser celebrado com uma festa, como está na parábola! (Lc 15,6)
De tudo isso se conclui a evidência do primeiro e maior dos mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças” (Mc 12,30). A grande pergunta então é: Como vou cumprir no meu dia a dia o mandamento do amor? Jesus dá uma resposta clara em Jo 14,23: “Quem me ama, guarda a minha palavra”.
Amar é fazer a vontade de Deus, é seguir o Evangelho, é cumprir bem nossas obrigações, sejam quais forem. Amar é servir, é doar-se, é fazer-se disponível.
Assim disse Jesus a Pedro: “Tu me amas? Apascenta minhas ovelhas!” Era a missão confiada a ele. Então, em qualquer pequeno gesto de cada dia, Você pode mostrar seu amor a Deus. Voltando a São Francisco, amar é fazer como ele rezava: “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz! Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão…”
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.