Mais um Advento se aproxima, o tempo de preparação para o Natal de Nosso Senhor. Neste período do ano, agitado por muitos afazeres, trabalhos e confraternizações, devemos aceitar o convite de preparar o coração para a vinda do Salvador.
O Advento, que traz um mistério de simplicidade e alegria, se contradiz com os “excessos” de atividades e informações que nos dispersam. Assim, devemos buscar um momento de pausa e reflexão, para planejar esse período para não deixarmos de viver o essencial.
Reserve momentos para estar com a sua família em oração e meditação da Palavra de Deus.
É comum, em muitos lares católicos, por exemplo, a oração da Novena de Natal, mas muitas vezes, pelas dispersões da época, as famílias acabam não priorizando.
Mesmo que não dê para reunir com todos os familiares, reze com aqueles que estão na sua casa.
Outro gesto é “tirar os excessos” do seu guarda-roupa e doá-los a quem necessita.
Quando lembramos da humildade de Jesus, nascido em uma manjedoura, lembramos que partilhar, nosso tempo e nossos bens, com aqueles que precisam é amar e viver o Natal.
Neste período surgem muitas iniciativas importantes de ajuda às famílias, seja material, emocional ou espiritual, talvez até mesmo na sua paróquia ou cidade.
Em muitos locais, é comum, por exemplo, “apadrinhar crianças”, ou seja, pegar a cartinha de uma criança carente e fazer mais feliz o seu Natal, dando-lhe um presente.
Há também iniciativas de “doar o tempo”, para aqueles que se sentem só, por meio de visitas aos asilos, orfanatos ou outras pessoas solitárias.
Tem quem ache muito simples ou bobeira escrever mensagens para quem ama, mas esse pequeno gesto, quando feito de forma sincera, é uma oportunidade de lembrar alguém o quanto é especial.
Mais que os “grandes presentes”, as pessoas esperam encontrar a presença e o carinho verdadeiro de quem faz parte da vida delas.
Quanta luz pode vir da simples contemplação do Presépio. Ele nos recorda o quanto somos amados e como o Amor se revela na simplicidade.
Lembre-se, sobretudo, que temos sede de amor e de verdade, que podem ser saciadas com gestos pequenos.
add_box Como celebrar o Advento em família? Confira roteiro
O católico é obrigado a acreditar nas aparições marianas?
A Igreja ensina que o católico não é obrigado a crer nas aparições marianas, mas a tê-las como piedade popular. Entenda o que o Catecismo diz!
A12 acolhe Homens do Terço com quiz e experiência digital
Na Romaria Nacional do Terço dos Homens o Portal A12 promove interação digital em estande, conectando devotos aos produtos digitais do Santuário de Aparecida.
Cruz Olímpica é símbolo que abençoa os Jogos Olímpicos
Tanto nos jogos de verão quanto de inverno, a Cruz tem o intuito de construir pontes entre culturas e povos, como reforça o Papa Leão XIV nos jogos de Milão
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.