Leia MaisIr à missa aos domingos é apenas uma obrigação?Algo muito simpático no dia do aniversário é receber mensagens e ligações de pessoas queridas.
Se paramos para pensar, o dia do aniversário em si não tem nada de diferente do anterior ou do seguinte. Mas o fato de ser o dia em que se comemora a existência de alguém faz com que, para aqueles para os quais sua vida é importante, passe a ser chamado de “seu dia”.
Quando falamos em guardar o domingo, o caminho mais simples para captar sua razão de ser é reconhecer nele o dia do Senhor. De fato, na origem do nome em Português está a referência ao Senhor: dies Dominica (Catecismo n.º 2174).
Quando o Catecismo explica o terceiro mandamento, começa fazendo referência à visão já presente na Antiga Aliança: trata-se de um descanso “consagrado ao Senhor” (Ex 31,15), uma “memória da Criação” (Catecismo n.º 2169), o “memorial da libertação de Israel da escravidão do Egito” (n.º 2170), “sinal da Aliança” (n.º 2171), um “dia de protesto contra as servidões do trabalho e o culto do dinheiro” (n.º 2172).
Esta revelação se faz plena em Jesus Cristo, pois “o Filho do Homem é Senhor do próprio sábado” (Mc 2,28). Por isso, perante a distorção que dava mais importância ao dia que Àquele para Quem foi criado este dia, Jesus diz com toda a autoridade que “o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado” (Mc 2,27).
Na verdade “o sábado, que representava o acabamento da primeira criação, é substituído pelo domingo, que lembra a criação nova, inaugurada na ressurreição de Cristo” (n.º 2190). Pelo fato de que “Jesus ressuscitou de entre os mortos ‘no primeiro dia da semana’ (Mc 16,2) (…) este dia tornou-se para os cristãos o primeiro de todos os dias, a primeira de todas as festas, o dia do Senhor, o ‘Domingo’” (n.º 2174).

Até aí, falamos dos motivos pelos quais já os primeiros cristãos tinham muito claro o chamado a guardar esse dia para ser o dia do Senhor. Tentemos agora descrever muito brevemente como se dá este “guardar”. Sempre o Catecismo, no final de sua explicação sobre o terceiro mandamento, faz referência a este como um “dia de graça e de cessação do trabalho”, e passa a explicar:
“Tal como Deus ‘repousou no sétimo dia, depois de todo o trabalho que realizara’ (Gn 2,2), assim a vida humana é ritmada pelo trabalho e pelo repouso. A instituição do Dia do Senhor contribui para que todos gozem do tempo de descanso e lazer suficiente, que lhes permita cultivar a vida familiar, cultural, social e religiosa” (n.º 2184). O domingo é um tempo de reflexão, de silêncio, de cultura e de meditação, que favorecem o crescimento da vida interior e cristã” (n.º 2186).
Assim, o preceito não se reduz a ir à missa aos domingos, nem se limita a uma mera prática exterior. O sentido de termos que guardar o domingo — especialmente na celebração da Eucaristia, memorial da Morte e Ressurreição do Cristo — expressa a íntima união do homem com Deus e oferece o espaço para uma maior imersão nesse vínculo tão profundo e especial.
Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., explica neste vídeo sobre guardar o domingo
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.