“Não é suficiente responder que é um preceito da Igreja. Isto ajuda a preservar o seu valor, mas sozinho não basta. Nós, cristãos, temos necessidade de participar na Missa dominical, porque só com a graça de Jesus, com a sua presença viva em nós e entre nós, podemos pôr em prática o seu mandamento, e assim ser suas testemunhas credíveis.” (Papa Francisco, em dezembro de 2017).
Ir à Missa no Dia do Senhor é, sim, um preceito, como vemos no primeiro mandamento da Igreja: “Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda…” Leia MaisO Maior Milagre: Uma animação que nos mostra o milagre que é a Santa Missa Preciso ir à missa no Corpus Christi?É possível celebrar a Santa Missa sem música?
Mas, precisamos encarar isso não simplesmente como uma regra, uma obrigação, mas como um dom concedido por Deus a seu povo. Nesse sentido, afirmou o Padre Gerson Schmidt, da Arquidiocese de Porto Alegre, em seu artigo publicado no Vatican News:
“O Papa Francisco diz com clareza que o domingo, antes de ser um preceito, é um dom que Deus faz ao seu povo e, por esse motivo, a Igreja o guarda como um preceito, justamente, porque, antes de tudo, é um dom maravilhoso para a Igreja, o batizado, o filho de Deus.”

Padre Gerson mencionou o volume 12 da Coleção “Cadernos do Concílio”, de autoria do Pe. Giuseppe Midili, diretor do Escritório Litúrgico da Diocese de Roma e professor de liturgia pastoral no Pontifício Ateneu e Colégio Santo Anselmo, em Roma, que comenta aquilo dito pelo Santo Padre acerca da Eucaristia e do domingo, de fato, como um dom.
“Apresentar o domingo como dom reenvia a celebração eucarística na qual Cristo se oferece, isso é, quando cumpre a doação de si ao Pai e associa esse ato de amor à humanidade inteira, tornando atual a prática de culto que constitui a característica da Igreja […] deve ser proposto e compreendido não tanto como obrigação de santificar um dia, mas justamente como ocasião para redescobrir o valor do Dies Domini [Dia do Senhor]”.
Podemos, então, encontrar na Santa Missa dominical o valor de um Deus que destina a nós o seu amor, destina a Si mesmo como alimento de nossas almas. A Eucaristia é, sem dúvidas, o sustento necessário para lidarmos com nossas particularidades, mas também fonte de vida para transbordarmos o amor de Deus na vida dos nossos irmãos e irmãs.
Fonte: Vatican News
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.