Na tradição cristã, o deserto é frequentemente visto como um lugar de teste, purificação, renovação espiritual e encontro com Deus. Nas Sagradas Escrituras, vemos como vários personagens passaram por experiências significativas no deserto. Leia MaisMaria no tempo da Quaresma: ore junto com MariaAs devoções populares na QuaresmaPor que as imagens ficam cobertas durante a Quaresma nas igrejas?
Por exemplo, Moisés encontrou Deus na sarça ardente no deserto do Sinai, e Elias encontrou Deus na voz suave após fugir para o deserto para escapar da perseguição.
O deserto, por ser um lugar de solidão e silêncio, pode oferecer um ambiente propício para ouvir a voz de Deus e experimentar sua presença de forma mais íntima.
O próprio Jesus, antes de iniciar sua vida pública, esteve 40 dias no deserto passando pela provação e tentação para mostrar-nos como vencer o mal e as dificuldades com a palavra e graça de Deus.
Deus nos guia para a liberdade através do deserto
Na mensagem do Papa para a Quaresma deste ano, a experiência espiritual do deserto é ressaltada como uma ocasião para sermos conduzidos a um caminho de renovação e liberdade, onde Deus nos faz recordar o primeiro amor. Fazendo uma analogia com o povo de Israel, o Papa nos fala como Deus quer nos libertar da escravidão do pecado, assim como libertou o povo da escravidão do Egito.
“O povo sabe bem de que êxodo Deus está falando: traz ainda gravada na sua carne a experiência da escravidão. Como Israel no deserto tinha ainda dentro de si o Egito, também hoje o povo de Deus traz dentro de si vínculos opressivos que deve optar por abandonar.
Damo-nos conta disto quando nos falta a esperança e vagueamos na vida como em terra desolada, sem uma terra prometida para a qual tendermos juntos”, afirma o Papa.
Em seguida, Francisco recorda que “a Quaresma é o tempo de graça em que o deserto volta a ser – como anuncia o profeta Oseias – o lugar do primeiro amor. Deus educa o seu povo, para que saia das suas escravidões e experimente a passagem da morte para a vida. Como um esposo, atrai-nos novamente a Si e sussurra ao nosso coração palavras de amor”.
Quaresma é tempo de conversão, tempo de liberdade
O Santo Padre nos diz ainda: “Deus não se cansou de nós. A Quaresma é tempo de conversão, tempo de liberdade. O próprio Jesus foi impelido pelo Espírito para o deserto a fim de ser posto à prova na sua liberdade.
O deserto é o espaço onde a nossa liberdade pode amadurecer numa decisão pessoal de não voltar a cair na escravidão. Na Quaresma, encontramos novos critérios de juízo e uma comunidade com a qual avançar por um caminho nunca percorrido”. Francisco ressalta que “isto comporta uma luta: assim nos dizem claramente o livro do Êxodo e as tentações de Jesus no deserto”.
Portanto, diante das dificuldades e lutas de cada dia, diante dos nossos próprios desertos pessoais, podemos ser amadurecidos e fortalecidos no amor, se nos deixarmos conduzir pela graça e força do Espírito Santo.
Que durante estes dias de Quaresma e Semana Santa possamos deixar que Jesus transforme os nossos desertos em bosques floridos com a sua presença amorosa e redentora.
10 temas para preparar as crianças para a catequese em 2026
Listamos temas importantes que introduzem as crianças para a catequese. Saiba assuntos importantes da fé que podem ser ensinados ainda em casa pelos pais.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.