Ao longo dos 40 dias de Quaresma, ao participar das celebrações em suas comunidades, os fiéis percebem que as imagens presentes nos altares e demais pontos das igrejas estão todas cobertas por um manto roxo.
Esta dúvida sobre qual o mistério a respeito dessa tradição, é da Silamar Pereira da Silva, de Jataí (GO).
No ano de 1962, após o Concílio Vaticano II, houve a orientação de, a partir do 5º domingo da Quaresma, as imagens dos santos permanecerem cobertas até o Sábado Santo, sendo que o Cristo Crucificado é descoberto um pouco antes, na Sexta-feira da Paixão, quando é desvelado na Celebração da Paixão, no momento da Adoração à Santa Cruz.
Segundo o Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, a prática de cobrir as imagens dos santos, sobretudo os crucifixos, tem o sentido de antecipar o luto da Igreja pela morte do Senhor.
Ouça a explicação completa:
:: Acompanhe mais dúvidas religiosas do quadro clicando aqui!
Como viver a Páscoa de forma verdadeira?
Um convite ao silêncio, à reflexão e ao recomeço, conduzido com sensibilidade e fé pelo Padre Carlinhos, cuja presença acolhe e toca profundamente o coração.
Em meio ao passageiro, o que permanece?
Em meio à modernidade líquida, a reflexão de Fernanda Zanin convida a buscar valores sólidos, autoconhecimento e fé como caminho para encontrar sentido.
Mergulhando no amor de Cristo, iniciemos o Tríduo Pascal
Na Quinta-Feira Santa, iniciamos o Tríduo Pascal recordando o amor de Cristo na Eucaristia, no serviço humilde e no chamado a amar e servir com fidelidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.