Ao longo dos 40 dias de Quaresma, ao participar das celebrações em suas comunidades, os fiéis percebem que as imagens presentes nos altares e demais pontos das igrejas estão todas cobertas por um manto roxo.
Esta dúvida sobre qual o mistério a respeito dessa tradição, é da Silamar Pereira da Silva, de Jataí (GO).
No ano de 1962, após o Concílio Vaticano II, houve a orientação de, a partir do 5º domingo da Quaresma, as imagens dos santos permanecerem cobertas até o Sábado Santo, sendo que o Cristo Crucificado é descoberto um pouco antes, na Sexta-feira da Paixão, quando é desvelado na Celebração da Paixão, no momento da Adoração à Santa Cruz.
Segundo o Padre Henrique Maciel, missionário redentorista, a prática de cobrir as imagens dos santos, sobretudo os crucifixos, tem o sentido de antecipar o luto da Igreja pela morte do Senhor.
Ouça a explicação completa:
:: Acompanhe mais dúvidas religiosas do quadro clicando aqui!
A arte de desacelerar no mês mais acelerado do ano
A psicóloga Zélia Santana reforça que, em meio ao ritmo de dezembro, desacelerar é um ato de cuidado que devolve presença, organização interna e leveza.
Síndrome do impostor impacta carreira de muitos profissionais
A síndrome do impostor pode limitar carreiras, mas desenvolver autoconfiança é o primeiro passo para crescer profissionalmente.
Confira as notícias desta terça-feira (16) no Notícias em 30
STF avança contra o marco temporal, Câmara aprova flexibilização do arcabouço fiscal para saúde e educação, e frente fria alerta de temporais em SP e RJ.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.