Espiritualidade

Quem foi São Marcos?

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

25 ABR 2022 - 07H00 (Atualizada em 25 ABR 2023 - 15H11)

shutterstock

São muitas as informações que o Novo Testamento nos dá sobre São Marcos, festejado pela Igreja no dia 25 de abril.

Seu nome completo é João Marcos. Sua mãe chamava-se Maria e morava em Jerusalém. Os primeiros cristãos da cidade costumavam reunir-se em sua casa (At 12,12), que parece ter sido o local da Última Ceia e da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos no Pentecostes.

Leia Mais São Marcos evangelista e como ser amigo de JesusNa primeira viagem missionária de são Paulo, Marcos tomou parte, junto com seu primo Barnabé (At 13,5; Cl 4,10). Também com Barnabé, evangelizou a ilha de Chipre (At 15,39).

Novamente ele aparece ao lado do Apóstolo Paulo, quando este estava preso em Roma (Cl 4,10). Dele escreveu o mesmo Paulo, já no fim da vida, falando a Timóteo:

“Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério (2Tm 4,11).

Marcos colaborou mais ainda com são Pedro em Roma, a ponto de ser chamado “intérprete” dele ou secretário. Pedro mostra grande estima por ele, chamando-o de “filho” (1Pd 5,13). Foi a catequese de Pedro que Marcos resumiu quando escreveu seu Evangelho a pedido dos cristãos de Roma, no ano 64. Este Evangelho, o mais antigo dos quatro, apresenta Jesus como o “filho de Deus” (Mc 1,1; 15,39).



A própria história de Jesus, suas palavras e obras, revelam sua condição divina. Seus milagres atestam que o Reino de Deus chegou. A multidão o acompanha cheia de admiração, ansiosa por ouvir seus ensinamentos.

São Marcos tem o dom de cativar o leitor contando histórias, como aquelas do capítulo 5. Usa uma linguagem popular, um estilo vivo, deixando de lado o que interessava só aos judeus, pois escreve para pagãos convertidos.

O evangelho de Marcos é o mais breve de todos, mas serviu de base para os escritores Mateus e Lucas, quando estes redigiram suas obras em torno do ano 80. Essa é uma explicação tradicional para as semelhanças e as diferenças que se encontram entre os três primeiros evangelistas.

Conta-se que São Marcos levou a fé cristã ao Egito, especialmente à cidade de Alexandria, onde fundou uma das igrejas que mais floresceram. Aí ele deu a vida por Cristo e foi sepultado, mas suas relíquias foram levadas para Veneza, cidade da qual ele se tornou o padroeiro e que o honrou com uma majestosa basílica, no centro de uma das praças mais belas do mundo.

Dentre os quatro animais que representam os Evangelistas, coube a São Marcos o leão, porque seu Evangelho menciona no início “a voz que clama no deserto” (Mc 1,3).

Escrito por
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...