Espiritualidade

Redenção, Mistério de amor!

Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

11 JUL 2023 - 15H30 (Atualizada em 15 JUL 2023 - 09H18)

Reprodução - Pixabay

No terceiro domingo do mês de julho, nós Redentoristas celebramos a Solenidade do Santíssimo Redentor, cujo nome a nossa Congregação adotou.

Pois a missão dos Redentoristas é sermos colaboradores, companheiros e ministros de Jesus Cristo na grande obra da Redenção. Convido Você a refletirmos juntos sobre essa verdade bela e grandiosa da nossa fé.

Leia MaisOs títulos de Jesus: Santíssimo Redentor290 anos da Congregação do Santíssimo Redentor: “Não tenhamos medo!”

A Redenção é obra do amor de Deus Pai que nos amou primeiro, e amou-nos com um amor tão grande, que nos enviou seu Filho Jesus para salvar o mundo de seus pecados.

No Salmo 129 rezamos que “em Deus nós temos copiosa Redenção”, isto é, abundantes meios de salvação oferecidos a toda a humanidade. Deus quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm 2,4). Vendo o mundo envolvido na maldade, sua misericórdia infinita se comove e vem ao nosso encontro com o perdão que transfigura toda a vida humana.

Na Liturgia professamos:

“Quando pela desobediência a humanidade perdeu a amizade divina, Deus não a abandonou ao poder da morte, mas a socorreu com bondade para que, ao procurá-lo o pudesse encontrar. E de tal modo, Pai santo, amastes o mundo que, chegada a plenitude dos tempos, nos enviastes vosso Próprio Filho para ser nosso Salvador.

O amor do Pai doa seu Filho e o amor do Filho o leva a oferecer por nós sua vida na cruz.

Wikipedia
Wikipedia


Falando de sua vinda ao mundo, Jesus afirma que veio para salvar e não para condenar; veio para que todos tenham vida e vida em abundância. Como bom pastor, ele dá sua vida pelas ovelhas. Depois de morto e ressuscitado, Jesus termina sua missão na terra enviando os Apóstolos como anunciadores dessa Boa Nova da Salvação, e promete: Quem crer e for batizado, será salvo.

Portanto, a Redenção é iniciativa do amor de Deus Pai para reconciliar consigo o mundo pecador. O Redentor é Jesus Cristo, o bom pastor que resgata a ovelha desgarrada. Ele nos busca e nós corremos ao seu encontro arrependidos de tudo que no nosso passado ofendeu o coração de Deus. Nossa colaboração, absolutamente necessária, é ouvirmos o anúncio da Igreja e aceitarmos a obra de Deus em nós, pedindo que Ele converta o nosso coração.

Enfim, Redenção é o amor de Deus Pai que nos amou primeiro e nos enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados e que pelo Espírito Santo vivifica a todos que nele creem. O Redentor Jesus estabelece conosco uma comunhão de vida, de modo que Ele vive em nós e nós vivemos nele.

São Paulo sentiu isto em sua vida: “Já não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Cristo é a videira, nós somos os ramos. Só produzimos bons frutos porque estamos ligados a essa fonte da vida.

Obrigado, Senhor, que pela Cruz remistes o mundo!


Programa Em Comunhão fala do Santíssimo Redentor

Escrito por
Padre José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.
Pe. José Raimundo Vidigal, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, diplomado em Teologia e em Ciências Bíblicas por Universidades de Roma e de Jerusalém. É o tradutor da Bíblia de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...