Espiritualidade

Sagrada Escritura: auxílio para o discernimento vocacional

“É necessário perseverar na busca, na escuta da Palavra de Deus”

Escrito por Letícia Dias

01 AGO 2022 - 14H07 (Atualizada em 01 AGO 2022 - 15H04)

A Igreja mantém sempre ativo o desejo de zelar para que a descoberta da vocação específica de cada pessoa seja trilhada com sabedoria, bem como favorecida pela fé, o acompanhamento e o encontro. O mês de agosto, de modo especial, é dedicado às vocações, suas formas de vivência na Igreja, eventos de animação vocacional e entendimento acerca da temática. Leia MaisAbertura do Mês Vocacional na Arquidiocese de São Paulo53ª Semana Vocacional oferece reflexão sobre o chamado de Deus

O documento “A fé, os jovens e o discernimento vocacional” apresenta passos para o discernimento vocacional, “ou seja no processo com que a pessoa, em diálogo com o Senhor e à escuta da voz do Espírito, chega a fazer as opções fundamentais”.

Iremos manter a nossa atenção no primeiro deles, que é “reconhecer”:

O reconhecimento diz respeito antes de tudo aos efeitos que os acontecimentos da minha vida, as pessoas com as quais me encontro, as palavras que ouço ou que leio produzem na minha interioridade: uma variedade de «desejos, sentimentos, emoções» (Amoris laetitia, 143) de natureza muito diferente: tristeza, obscuridade, plenitude, medo, alegria, paz, sensação de vazio, ternura, raiva, esperança, tibieza, etc”.

Nessa fase de “reconhecimento”, a Palavra de Deus carrega uma grande importância. Em entrevista ao A12, Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo da diocese de Luziânia (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB, contribuiu para a compreensão de como as Sagradas Escrituras e o olhar para a vida cotidiana auxiliam no processo de discernimento.

A12: Dom Waldemar, como as Sagradas Escrituras podem iluminar o caminho de discernimento vocacional?

Dom Waldemar: O discernimento vocacional ele tem um ponto de partida, não parte da pergunta o que eu quero, mas o que Deus quer, o que Ele quer de mim. Por isso, os encontros com as escrituras a partir dos Evangelhos permitem que o jovem, a jovem ou o fiel adulto escute a Palavra e reconheça como essa Palavra ecoa na sua história, nos seus afetos e na sua vontade.

No entanto, nem sempre vai coincidir de imediato a percepção do que Deus deseja do fiel, nesse caso, às vezes até a experiência do incômodo com a Palavra pode ser um sinal. A partir disso, passa a indicar a vontade de Deus na vocação específica.

A12: O que o senhor diria para alguém que está vivendo esse processo? Como ter a certeza de que encontrou uma vocação?

Dom Waldemar: Primeiro é necessário perseverar na busca, na escuta da Palavra de Deus, não escutar um texto somente, mas percorrer a Palavra e perceber aquela Palavra, aquele sentimento de Jesus, aquela resposta de uma pessoa a Jesus. Também o que nos ensina o apóstolo Paulo ou mesmo as figuras do Antigo Testamento. E, assim, perseverar na escuta.

Desta forma, a Palavra vai dialogando com o vocacionado e vocacionada, as ideias se iluminam, os sentimentos se esclarecem. Ao mesmo tempo, deve ocorrer o confronto com a vida, com o cotidiano, ao olhar a sociedade, as necessidades da Igreja, o olhar para os pobres, o anseio de anunciar a Palavra, de oferecer Jesus na Eucaristia para os irmãos, o anseio pela vida consagrada, de apoiar os mais necessitados, sobretudo, num serviço específico que decorre de um carisma.

Aos poucos, a escuta da Palavra e da vida no cotidiano vai ajudando o vocacionado e a vocacionada a perceber a real vontade de Deus para a vida dele ou dela.

Você tem dúvidas sobre qual vocação Deus escolheu para você? Confira o vídeo:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...