Por João Antônio Johas Em Espiritualidade Atualizada em 22 MAI 2018 - 10H11

Santa Rita de Cássia: “O que é impossível aos homens é possível a Deus”


Santa Rita de Cássia é conhecida por ser a santa das causas impossíveis, mas porquê? O que podemos encontrar na vida desta simples mulher do século XIV que justifique tal denominação? E quais são as causas impossíveis pelas quais gostaríamos de pedir sua intercessão?

Quando falamos em causas impossíveis, podemos lembrar-nos de uma passagem do Evangelho de Lucas na qual os discípulos perguntam a Jesus: “Quem então poderá salvar-se? ”, ao que Jesus responde: “O que é impossível aos homens é possível a Deus. ” De fato, a nossa salvação é a primeira causa impossível pela qual todos nós devemos recorrer a ajuda de Deus. E isso se reflete em uma atitude de vida na qual nos reconhecemos criaturas, necessitados do criador.

:: Santa Rita de Cássia, advogada dos aflitos

É preciso que nos abandonemos a Deus para conseguir essa salvação. E isso não é fácil. Os Santos são exatamente as pessoas que entenderam a importância dessa entrega e a realizaram na sua própria vida. Santa Rita de Cássia não foi diferente. Em muitas passagens conhecidas de sua vida podemos ver uma pessoa entregada a Deus com todo o ser.

Mas a salvação não se dá em algo abstrato, mas na vida de cada um de nós. Na vida concreta. E é nessa vida onde aparecem situações que podem parecer impossíveis de se solucionarem porque vão além das nossas capacidades, das nossas forças. Santa Rita de Cássia também esteve marcada por situações como essas. Por exemplo quando foi uma esposa fiel e santa ao longo de todos os quase 20 anos em que permaneceu casada com um homem que era violento. Ou quando não foi aceita no convento por não ser mais virgem, ou ainda, uma vez que foi milagrosamente aceita, ao receber uma chaga que incomodava as irmãs pelo odor, teve que ficar resguardada no próprio convento.

"Qual é a lição de Santa Rita para as impossibilidades que enfrentamos na vida?"

Leia MaisSanta Rita de Cássia, advogada dos aflitosConheça mais sobre Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis Santa Rita de CássiaSão situações nas quais podemos pensar: “Eu não aguentaria”. Podemos questionar inclusive aquela frase tão conhecida de que Deus só nos concede uma cruz sabendo que podemos carregar. Como conciliar a “impossibilidade” das situações com essa frase? É que Deus espera que contemos com a sua força para carregar nossas cruzes. Nem Santa Rita de Cássia poderia passar por tudo que passou se não estivesse intimamente unida a Jesus pela oração e pela vida sacramental. É nesse ponto que percebemos as impossibilidades. Sem Deus é realmente impossível.

Qual é a lição de Santa Rita para as impossibilidades que enfrentamos na vida? Que nos agarremos, como ela, ainda mais a Jesus, lembrando daquela frase que o Anjo Gabriel diz a Maria na anunciação: “Para Deus, nada é impossível. “ Além disso, podemos contar com sua própria intercessão uma vez que hoje ela se encontra no Céu junto a Deus e vela de maneira particular por aqueles que passam por situações parecidas com as quais ela passou quando vivia aqui nesta Terra.

Peçamos então a Santa Rita que ela nos ajude e que interceda por cada uma das situações das nossas vidas que são realmente impossíveis para nós, mas perfeitamente possíveis para Deus.

Escrito por
Irmão João Antônio Johas (Redação A12.com)
João Antônio Johas

Licenciando em Filosofia pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-graduando em Antropologia Cristã pela Universidade Católica San Pablo em Arequipa, Peru.

12 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ir. João Antônio Johas Leão, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.