São Francisco Xavier é uma das figuras mais emblemáticas da experiência missionária da Igreja. Ele viveu no século XVI, conturbado por tantos abalos eclesiais, produzidos na Europa pela Reforma Protestante.
Mas Xavier foi para o Oriente com outras intenções. Ele sentia a urgência de levar para aqueles povos a salvação trazida por Cristo para toda a humanidade. Começou pela Índia, mas foi se aprofundando em direção ao Oriente, indo dar nas terras da China e do Japão, onde em poucos anos conseguiu lançar as sementes do Evangelho, que continuam florescendo até hoje.
São Francisco Xavier se tornou símbolo de um grande desafio, que ainda não foi bem equacionado. Trata-se da complexa questão da “enculturação” do Evangelho.
A constatação é esta: o Evangelho pode ser acolhido por todas as culturas existentes neste mundo. E, ao ser acolhido em cada cultura, ele não destrói nem ignora os valores já existentes na referida cultura. Inclusive, o Evangelho acaba revelando como a ação de Deus já está presente nas culturas, mesmo antes que chegue o seu anúncio explícito pelos missionários.
Por sua vez, a cultura oferece ao Evangelho formas concretas para que ele se expresse e seja, assim, assumido pelas pessoas que vivem dentro daqueles parâmetros culturais.
Compreender, e promover esta enculturação do Evangelho é uma tarefa que São Francisco Xavier levou adiante com muito sucesso, e que ainda precisa ser entendida pela Igreja.
São Francisco Xavier, rogai por nós!
announcement São Francisco Xavier é lembrado pela Igreja no dia 3 de dezembro.
Cantata de Natal em Aparecida emociona fiéis com espetáculo de fé e luz
VII Cantata de Natal da Arquidiocese de Aparecida emociona fiéis em noite de alegre espera pela vinda do Menino Jesus. Evento tradicional foi realizado no Seminário Bom Jesus.
Qual a diferença entre Solenidade, festa e memória?
Saiba como a Igreja Católica distingue solenidade, festa e memória e por que essas celebrações são centrais no calendário Ano Litúrgico.
Mártires da fé: Igreja terá novos Beatos e Veneráveis
Papa Leão XIV reconhece 12 novos beatos e três veneráveis, incluindo mártires da Guerra Civil Espanhola e Enrique Ernesto Shaw, leigo e pai de família argentino.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.