Espiritualidade

Aniversário de São João Bosco: conheça seu trabalho pastoral com os jovens

Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)

Escrito por Cankin Ma Lam

31 JAN 2022 - 16H01 (Atualizada em 16 AGO 2023 - 16H27)

Reprodução

Na minha experiência pastoral, encontrei várias pessoas que questionam se ainda é possível fazer algo pelos jovens. Ou também, pessoas que ficam impressionadas ao saber que existem iniciativas cristãs que ainda têm um atrativo para eles.

O mais comum foi ouvir a preocupação de muitas pessoas pela nossa juventude. Para alguns, parecem estar sem rumo; para outros, que se trata de uma geração sem fundamentos sólidos. Mas, para além de diagnósticos, de posições e opiniões, ninguém que tenha tido experiência na pastoral com jovens afirmaria que se trata de um trabalho fácil.

Leia Mais31 de Janeiro celebra Dom BoscoPois bem. Hoje, dia em que celebramos o aniversário de nascimento de São João Bosco, há algumas lições para aprendermos deste santo. O primeiro é deixar-se instruir. Todos nós fomos jovens, e antes de oferecer algo aos mais novos, precisamos ser bem formados.

Ao ler a vida de Dom Bosco, vemos como ele se deixou educar antes de educar os outros. Chama a atenção que tenha escolhido um santo que ele admirava como referência da Congregação que fundou: São Francisco de Sales (por isso, são chamados de Salesianos).

Tonodiaz / Freepik
Tonodiaz / Freepik

Temos também a dedicação e o compromisso com os jovens. Quem começa a ler da vida (e as façanhas) de Dom Bosco, pode pensar que é por conta do seu carisma que ele conseguiu ser tão efetivo na pastoral com os jovens. Mas lendo com mais atenção, iremos ver quanta dedicação demandou sua missão entre os jovens.

Ele mesmo dá testemunho disso numa das suas cartas (que, aliás, aparece como leitura na Liturgia das Horas hoje) quando declara que a querida juventude “foi sempre o terno objeto dos meus trabalhos, dos meus estudos e do meu ministério sacerdotal; não apenas meu, mas da cara congregação salesiana”.

Finalmente, chamo a atenção para a solidez que alcançou ao longo dos anos. Sobretudo manifestada como paciência. Ainda na mesma carta, diz:

“Quantas vezes, meus filhinhos, no decurso de toda a minha vida, tive de me convencer desta grande verdade! É mais fácil encolerizar-se do que ter paciência, ameaçar uma criança do que persuadi-la. Direi mesmo que é mais cômodo, para nossa impaciência e nossa soberba, castigar os que resistem do que os corrigir, suportando-os com firmeza e suavidade”.

São João Bosco, padroeiro da juventude, foi chamado por São João Paulo II de “Pai e Mestre da Juventude” (na sua carta Iuvenum Patris, no centenário da morte de Dom Bosco). Temos nele um verdadeiro Mestre e intercessor no cuidado de tão importante pastoral!

Escrito por
Cankin Ma 2020 (arquivo pessoal)
Cankin Ma Lam

Nascido no Equador, filho de pai chinês é apóstolo de plena disponibilidade no Sodalício de Vida Cristã. Atualmente faz caminho ao sacerdócio e estuda teologia na Universidade Católica de Petrópolis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...