Espiritualidade

São José e o Natal

A missão de pai de família, da Sagrada Família, exemplo de todas as outras em todos os tempos, é a essência da vida de São José

José Duarte de Barros Filho

Escrito por José Duarte de Barros Filho

22 DEZ 2021 - 09H51 (Atualizada em 14 DEZ 2023 - 12H40)

Shutterstock

Leia MaisComo imitar a Sagrada Família nos dias atuais?

São José, sob vários aspectos, destaca-se na Humanidade. Uma primeira lembrança é que, excetuando Adão, Eva e Nossa Senhora, os únicos criados sem Pecado Original, ele é o ser humano que maior santidade alcançou.

De fato, nossos primeiros pais pecaram no Paraíso, apesar desta graça de Deus, e só Maria a conservou; não temos o benefício desta graça especial, e por isto — uma segunda ideia — jamais atingiremos a santidade perfeita de nossa Mãe; mas podemos almejar sermos o mais parecidos possível com São José, que se nos torna assim um exemplo “mais próximo”, em certo sentido. 

Corroborando este aspecto, a Igreja* considera São José o primeiro na hierarquia Celeste, depois da Trindade e de Maria, merecedor do culto de proto (ou suma) dulia, uma veneração abaixo daquela devida à Nossa Senhora (hiperdulia) e acima da veneração aos outros santos (dulia).

Mesmo as palavras de Cristo sobre São João Batista (“… dos nascidos de mulher, nenhum é maior que João…”-cf. Lc-7,28) não mudam este fato, pois, na continuação do mesmo versículo, Jesus esclarece: “No entanto, o menor no Reino de Deus é maior do que ele [João].”

Ora, o fato único de que São José foi expressamente escolhido por Deus para ser o pai terreno de Jesus o torna não o menor, mas o segundo maior, depois de Maria, no Reino dos Céus… Depois da maternidade de Jesus, não há outra vocação e missão maior do que ser o pai adotivo de Cristo.

E isto nos leva ao Natal. A missão de pai de família, da Sagrada Família, exemplo de todas as outras em todos os tempos, é a essência da vida de São José. A ele obedeciam Maria e o próprio Deus, embora, dos três, fosse o menor.

Sua missão não é a de precursor, como João Batista; nem de gerar e permanecer com o Salvador até a Crucifixão, como Maria; mas de, ao longo da vida, ser o protetor, provedor, formador e acompanhante de Jesus.

Como São João, José precisa “… diminuir para que Ele cresça(Jo-3,30), e assim sua morte, discreta como a sua vida, nem é mencionada nas Escrituras: exemplo portentoso para cada católico, que, à parte a dignidade da própria vocação, nunca deve se colocar em maior destaque do que o Cristo, a Quem deve anunciar com sua vocação.

Se não podemos propriamente “gerar” Jesus na alma, pois esta iniciativa cabe ao Pai, devemos, sim, todos, “cuidar” Dele, como fez São José.

Shutterstock
Shutterstock


Recentemente terminou o ano dedicado a São José, por iniciativa do Papa Francisco. Mas no Natal começa, novamente, a nossa dedicação à acolhida de Jesus, por toda a vida, em nossas almas.

Deus quer gerar em nós Seu filho, com Maria, e nos dar um lugar privilegiado no Presépio, com São José, onde, em adoração, silenciosos e discretos, atentos e disponíveis como ele, receberemos o Menino nos braços. Assim, teremos a missão de levá-Lo conosco e fazê-Lo crescer em nós, de tal forma que Ele Se desenvolva em plenitude, enquanto nos apagamos diante da Sua luz, a única que nos pode aquecer e orientar.

Que neste Natal, São José nos aproxime, como pai bondoso que é, do maior tesouro da sua vida, a própria Vida e Aquela que a gerou: sejamos, como Jesus, dóceis a este pai, para recebermos o presente da nossa salvação.

Feliz e abençoado Natal, na expectativa de um Ano Novo em fidelidade e dedicação absoluta ao Menino Jesus!

Escrito por
José Duarte de Barros Filho
José Duarte de Barros Filho

Biólogo, PhD em Zoologia pela UERJ, Pós-Graduado em Ensino Religioso (UCP), e integrante do Movimento de Vida Cristã, onde atua principalmente nas atividades do Centro de Estudos Culturais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Espiritualidade

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...