Na Segunda-feira Santa é proclamado o evangelho de João que narra a presença de Jesus em Betânia, na casa de Marta, Maria e Lázaro. Todos daquela casa amavam o Filho de Deus, e a liturgia da Palavra nos convida a observarmos especialmente a postura de Maria:
“Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.” (Jo 12,3)
Na passagem, Jesus profetiza em seguida que Maria estava a “prepará-lo” para a sua sepultura. O convite para nós hoje é sermos como Maria, que unge os pés de Jesus, reconhece-o como Senhor de sua vida e não poupa nada, oferece “todo o perfume que tem”.
A liturgia desta Segunda-feira Santa também nos apresenta, na primeira leitura (Is 42,1-7), o primeiro cântico do Servo do Senhor. Nele, o profeta Isaías descreve a missão daquele que será luz para as nações e libertará os cativos. A ligação entre essa leitura e o gesto de Maria de Betânia evidencia que Jesus é o Servo obediente e manso, que se deixa ungir antes de sua Paixão.

O que você tem a oferecer para Jesus hoje? Qual “perfume de nardo” deseja entregar ao Senhor?
Pode ser uma visita ao Santíssimo Sacramento, um gesto de atenção a alguém que precisa, uma gentileza, colocar a serviço um dom, ajudar na sua paróquia, entre outras pequenas coisas. São tantas pequenas manifestações de amor que podemos oferecer!
Para a equipe de celebração, este dia é uma oportunidade de destacar, no canto, nas preces e nos comentários, a entrega amorosa e silenciosa de Jesus, já sinalizada neste início da Semana Santa.
Entregamos tudo, o nosso melhor, Àquele que tudo entregou por amor a nós.
::. Confira mais sobre a Segunda-feira Santa com o missionário redentorista, diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R.
⏩ Leia mais:
::. O que podemos aprender com as celebrações do Tríduo Pascal?
::. Com hosanas e aclamações, adentramos na Semana Santa.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.