Na terça-feira Santa meditamos na Última Ceia, como uma antecipação da Quinta-feira Santa. Jesus se prepara para “glorificar a Deus” por meio de um caminho traçado por covardia e desamor.
Anúncio da traição de Judas
“Ao dizer isto, Jesus ficou angustiado e disse abertamente: “Na verdade, na verdade, vos digo: um de vós vai me entregar”.” (Jo 13, 21)
Anúncio da negação de Pedro
“Respondeu-lhe Jesus: “Darás a vida por mim? Na verdade, na verdade, te digo: o galo não cantará sem que me tenhas negado três vezes”.” (Jo 13, 38)
Ao redor da mesa com os discípulos, onde costumava ser um lugar de muita proximidade entre eles, revela-se a traição de Judas e a negação de Pedro. Seus seguidores ainda não compreendiam o que Jesus havia de sofrer.
Nesse sentido, o apelo da mensagem evangélica é para que meditemos nas nossas fraquezas e fragilidades. Somos estes seguidores, muitas vezes “cegos” e falhos no amor. Traímos Jesus quando agimos com covardia e falsidade, quando pecamos.
Segundo o diácono Pablo Vinícius, C.Ss.R., Jesus fica “profundamente comovido” com aquela situação. Ele se comove pela fraqueza diante da imensidão do Amor de Deus. Mas, em nossas fraquezas, temos dois caminhos: o do arrependimento ou o do desespero.
Ambos discípulos pecaram, mas tiveram respostas diferentes ao seu erro: Judas desesperou e não acreditou na misericórdia de Cristo, enquanto Pedro se arrependeu e confiou no perdão divino.
Nesta Terça-feira Santa somos chamados a reconhecer que todos enfrentamos a escolha entre o desespero e a confiança na misericórdia de Deus. Às vésperas do Tríduo Pascal, o chamado é para que acreditemos no amor e no perdão de Cristo, disposto a nos acolher e transformar, por mais grave que seja nosso pecado.
::. Confira a meditação sobre a Terça-feira Santa:
⏩ Leia mais:
::. Gestos concretos para viver bem cada dia da Semana Santa.
::. Segunda-feira Santa: qual o seu 'perfume de nardo' para Jesus?
Em ação de graças, Zé Neto faz romaria ao Santuário Nacional
Romaria de Zé Neto chega ao Santuário Nacional de Aparecida. O cantor veio a cavalo para agradecer as bênçãos concedidas pela intercessão de Nossa Senhora.
Conheça um livro de orações seletas de Santo Afonso Maria de Ligório
Segundo o Papa Leão XIV, a oração é um ato impulsionado pelo Espírito Santo e deve ser cultivada no cotidiano. Conheça um livro de orações de Santo Afonso!
Participe do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos
A Fundação Pontifícia ACN, com apoio da CNBB, convida paróquias e comunidades a rezarem juntos pelos necessitados. Leia a matéria completa e confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.