A Santíssima Trindade, o Deus Uno e Trino, está sempre presente na vida e na oração de cada um de nós, a ponto de podermos dizer, com São Paulo: “Nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17,28).
A celebração da Eucaristia começa lembrando as três Pessoas Divinas: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco (2Cor 13,13).
Nossas ações mais importantes e todas as orações e bênçãos são feitas invocando o “nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Leia MaisSantuário Nacional celebra a Solenidade da Santíssima TrindadeSanto Afonso nos diz: "A Santíssima Trindade é nosso tudo"
O Batismo nos tornou filhos do Pai Celeste, irmãos de Jesus Cristo, e templos do Espírito Santo. Desde então fomos acolhidos na Família Divina e podemos dizer que estamos imersos na Trindade.
Esse mistério é a verdade suprema da nossa fé, pois exprime o próprio Ser de Deus. Mas a palavra “Trindade” não se encontra na Bíblia; ela entrou na teologia no século II, por meio de Teófilo, bispo de Antioquia, e foi popularizada por Tertuliano, na mesma época.
No século IV, para contrastar doutrinas errôneas sobre Jesus e o Espírito Santo, os Bispos reunidos nos Concílios de Niceia e de Constantinopla buscaram e aprofundaram os elementos que se podem extrair dos Livros Sagrados, chegando a proclamar sua fé num Deus único, em três Pessoas distintas – Pai, Filho, Espírito Santo – igualmente infinitas em santidade, poder e eternidade.
Entre os evangelistas, é sobretudo João que nos transmite as revelações mais claras de Jesus sobre o Pai e o Espírito Santo.
“O Pai vos ama porque vós me amastes. Como o Pai me ama, assim também eu vos amei. Deus é amor e aquele que permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele”.
Jesus, na ceia da despedida, promete aos discípulos o Espírito Santo, o Espírito da verdade, para guiá-los na verdade plena. E antes de subir ao céu – é Lucas que recorda – Ele prometeu-lhes a força do Espírito Santo para serem Suas testemunhas.
Juntas, as três Pessoas manifestaram-se visivelmente no Batismo de Jesus e também na Sua Transfiguração, pois a tradição cristã viu na nuvem da qual sai a voz do Pai um sinal da presença do Espírito Santo. Cada uma das três Pessoas Divinas tem como própria uma missão: o Pai a de criar, o Filho a de salvar, o Espírito Santo a de santificar.
A mensagem que a Santíssima Trindade transmite para nós está naquela oração de Jesus rezada no cenáculo:
“Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que sejam perfeitos na unidade”. Que manifestemos a presença deste Deus-Amor em nossas vidas, “para que a Igreja, povo de Deus, neste mundo dilacerado por discórdias, brilhe como sinal profético de unidade e de paz.”
Papa no Angelus: reconhecer a singularidade de Jesus em nossa vida
No Angelus, Papa Francisco convida fiéis a reconhecerem a singularidade de Jesus e refletirem sobre sua missão.
Sob os pés da Mãe Aparecida, jovem se converte ao Catolicismo
A conversão é uma transformação de vida inteira! Conheça a história de um jovem que se converteu por meio de Nossa Senhora Aparecida.
Jesus anuncia a Boa Nova por meio da leitura de Isaías
A ação de Jesus é um convite à prática da fé e à vivência dos ensinamentos do Evangelho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.