A Santíssima Trindade, o Deus Uno e Trino, está sempre presente na vida e na oração de cada um de nós, a ponto de podermos dizer, com São Paulo: “Nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17,28).
A celebração da Eucaristia começa lembrando as três Pessoas Divinas: “A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco (2Cor 13,13).
Nossas ações mais importantes e todas as orações e bênçãos são feitas invocando o “nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Leia MaisSantuário Nacional celebra a Solenidade da Santíssima TrindadeSanto Afonso nos diz: "A Santíssima Trindade é nosso tudo"
O Batismo nos tornou filhos do Pai Celeste, irmãos de Jesus Cristo, e templos do Espírito Santo. Desde então fomos acolhidos na Família Divina e podemos dizer que estamos imersos na Trindade.
Esse mistério é a verdade suprema da nossa fé, pois exprime o próprio Ser de Deus. Mas a palavra “Trindade” não se encontra na Bíblia; ela entrou na teologia no século II, por meio de Teófilo, bispo de Antioquia, e foi popularizada por Tertuliano, na mesma época.
No século IV, para contrastar doutrinas errôneas sobre Jesus e o Espírito Santo, os Bispos reunidos nos Concílios de Niceia e de Constantinopla buscaram e aprofundaram os elementos que se podem extrair dos Livros Sagrados, chegando a proclamar sua fé num Deus único, em três Pessoas distintas – Pai, Filho, Espírito Santo – igualmente infinitas em santidade, poder e eternidade.
Entre os evangelistas, é sobretudo João que nos transmite as revelações mais claras de Jesus sobre o Pai e o Espírito Santo.
“O Pai vos ama porque vós me amastes. Como o Pai me ama, assim também eu vos amei. Deus é amor e aquele que permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele”.
Jesus, na ceia da despedida, promete aos discípulos o Espírito Santo, o Espírito da verdade, para guiá-los na verdade plena. E antes de subir ao céu – é Lucas que recorda – Ele prometeu-lhes a força do Espírito Santo para serem Suas testemunhas.
Juntas, as três Pessoas manifestaram-se visivelmente no Batismo de Jesus e também na Sua Transfiguração, pois a tradição cristã viu na nuvem da qual sai a voz do Pai um sinal da presença do Espírito Santo. Cada uma das três Pessoas Divinas tem como própria uma missão: o Pai a de criar, o Filho a de salvar, o Espírito Santo a de santificar.
A mensagem que a Santíssima Trindade transmite para nós está naquela oração de Jesus rezada no cenáculo:
“Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que sejam perfeitos na unidade”. Que manifestemos a presença deste Deus-Amor em nossas vidas, “para que a Igreja, povo de Deus, neste mundo dilacerado por discórdias, brilhe como sinal profético de unidade e de paz.”
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.