A celebração de Ação de Graças possui um significado profundo para os cristãos e pode ser considerada uma oportunidade de reconhecer as bênçãos de Deus e expressar gratidão por todos os dons recebidos.
Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é uma celebração incluída no calendário litúrgico, como memória facultativa da Igreja Católica local.
Por isso, os bispos dos EUA aprovaram orações próprias para a ocasião, inseridas no Missal Romano em inglês.
Mas e no Brasil?
Em nosso país, a data foi instituída pela Lei n.º 781, de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco, que se inspirou nas celebrações nos Estados Unidos.
Apesar disso, no Brasil não é uma festa litúrgica oficial, tendo um caráter mais civil, mas algumas dioceses e paróquias promovem celebrações especiais.
Podemos dizer que o Dia de Ação de Graças é uma oportunidade para refletir sobre os momentos bons e difíceis do ano, reconhecer a providência divina em todas as circunstâncias.
A cada Santa Missa podemos viver o momento de Ação de Graças. Nesse sentido, o Catecismo da Igreja nos ensina:
“A ação de graças caracteriza a oração da Igreja que, ao celebrar a Eucaristia, manifesta e cada vez mais se torna naquilo que é. De fato, pela obra da salvação, Cristo liberta a criação do pecado e da morte, para de novo a consagrar e fazer voltar ao Pai, para sua glória. […] As cartas de São Paulo muitas vezes começam e acabam por uma ação de graças, e nelas o Senhor Jesus está sempre presente: «Dai graças em todas as circunstâncias, pois é esta a vontade de Deus, em Cristo Jesus, a vosso respeito» (1 Ts 5, 18); «perseverai na oração; sede, por meio dela, vigilantes em ações de graças»” (CIC, 2637-2638)
arrow_forward Dia de Ação de Graças: Pelo que devo ser grato?
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.