No dia 16 de setembro, a Igreja celebra São Cornélio e São Cipriano, dois santos unidos pela fé e pela amizade. Eles viveram em tempos de grande perseguição aos cristãos e se destacaram por sua firmeza diante das heresias.
Cornélio, eleito Papa em Roma no ano 251, era conhecido por sua mansidão e justiça. Apesar de sua postura pacífica, enfrentou Novaciano, que se proclamou antipapa e criou um cisma. Ele também defendia o perdão aos cristãos arrependidos ao apoiar os “lapsos” que haviam voltado à fé.
Cipriano, bispo de Cartago, também se destacou pelo acolhimento aos fiéis arrependidos. Advogado de profissão, converteu-se ao Cristianismo em 246 e logo se tornou bispo. Sua inteligência e firmeza o tornaram referência para os cristãos em meio às perseguições de Décio, Valeriano e Galieno.
Uma curiosidade é que enquanto membros do clero, os dois santos – Papa e Bispo - combatiam heresias e se apoiavam mutuamente. Cipriano confirmava e fortalecia as decisões de Cornélio contra Novaciano. Já Cornélio inspirava Cipriano a continuar firme diante das pressões e ameaças.
:: Cornélio e Cipriano: testemunhas fiéis da Verdade do Evangelho
O destino de ambos foi o martírio. Cornélio morreu exilado em Civitavecchia, por ordem do imperador Décio, e foi sepultado nas catacumbas de São Calisto. Cipriano foi preso por continuar celebrando cerimônias cristãs e se opor a sacrificar-se aos deuses. Ao ouvir sua sentença, exclamou: “Graça sejam dadas a Deus” antes de ser decapitado em 258.
arrow_forward Você também tem uma história de amizade que te fortalece acima das dificuldades da vida? Inspire-se na história de São Cornélio e São Cipriano! Unidos, deram testemunho de coragem e misericórdia para os cristãos permanecerem firmes na verdade.
Fonte: Vatican News/ACI Digital
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.